Acne
Seminário: Acne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yfranca • 6/11/2014 • Seminário • 337 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Acne
Caso de acne
M. S. V, vinte anos, sexo masculino, buscou ajuda num centro de estética para solucionar seu problema de acne facial. Ao iniciar sua avaliação, a esteticista perguntou sobre seus hábitos alimentares, histórico familiar e a evolução da doença. O cliente relatou: consumir alimentos industrializados e frituras em excesso e baixo consumo de frutas, verduras e água. Também relatou que o pai na adolescência apresentou os mesmos sintomas e que ao completar doze anos observou o aparecimento de poucas lesões, porém, nos últimos seis meses, o quadro evoluiu com agravamento.
Neste caso as princincipais causas da acne são: alimentação desequilibrada e predisposição genética a acne. Podendo ocorrer também alternações hormonais.
O fator que predispõe a acne neste caso é a genética, pois o pai já apresentou os mesmos sintomas.
Os mecanismos fisiopatológicos deste quadro são: queratinização folicular aumentada causando pápulas e produção sebácea ampliada. Bactérias presentes na pele e no ar vão para o local e se reproduzem causando inflamação do local e vermelhidão com resposta imunológica.
O profissional de estética deve orientar o cliente a corrigir a alimentação, fazer um peeling ou uma boa limpeza de pele com água e sabonete líquido apropriado ou loção de limpeza desengordurante com ação antisséptica. Utilizar limpadores especificamente formulados para pele oleosa e propensa à formação de acne. As loções tônicas devem ter ação antisséptica e de controle de oleosidade, evitando teor alcoólico que possa levar à desidratação da pele. A utilização de esfoliantes que provocam descamação pode ser feita conforme o caso, sempre observando a irritabilidade da pele acneica e o peeling deve ser suave. Orientar a fazer uso de protetor solar diariamente.
O cliente também pode ser encaminhado a outro profissional de saúde, pois deve ser levado em conta o exame de níveis hormonais, além de ser feito também uma reeducação alimentar pelo nutricionista ou outro profissional de saúde.
O profissional de estética deve ser ético, sendo honesto quanto ao tratamento do cliente, informando o tratamento correto, por exemplo, encaminhando a outro profissional que tenha a autonomia que sua profissão não tem.
...