Acupuntura
Seminário: Acupuntura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leylanne • 1/3/2014 • Seminário • 732 Palavras (3 Páginas) • 445 Visualizações
• Na visão da medicina tradicional chinesa o mecanismo de ação da acupuntura é energético, onde a doença é resultante de um desequilíbrio da circulação da energia do indivíduo.
o Há o equilíbrio da circulação energética nos canais de energia através da estimulação de pontos específicos no corpo, onde a reequilíbrio da passagem de energia nos meridianos (canais de energia) e isso promovera o efeito da acupuntura.
• Esse equilíbrio da circulação da energia ta baseado no equilíbrio de yin e do yang e dos 5 elementos, nos quais o sistema orgânico humano está envolvido. Cada elemento tem efeito especifico sobre cada órgão do corpo.
• Na visão da medicina ocidental existem dois mecanismos:
o Mecanismo neural: quando o ponto de acupuntura é estimulado a uma mudança de potencial elétrico, devido a uma maior quantidade de terminações nervosas livres e encapsuladas nesse local ( arco reflexo medular)
o Mecanismo humoral: quando existe além da mudança de potencial elétrico, a liberação de neurohormônios, neurotramissores.
Cada ponto tem uma função energética e por conta disso promove uma alteração nos sintomas do indivíduo.
A teoria da relatividade é muito apropriada para entender a medicina chinesa.
• Energia para medicina chinesa: é o TCHI/ QI, que é o sopro vital
o Movimento, transitoriedade, todas as manifestações e modalidades de energia, energias que são próprias do indivíduos e não são medíveis (pensamentos, sentimentos, magnetismo entre as pessoas).
o O Tchi está presente em tudo e sob diferentes formas, sendo a própria manifestação do TAO.
o O TAO é o todo, é a origem de tudo no universo e vai dar segmento a tudo que existe. E o TCHI (energia) é a manifestação deste.
o O TAO vai se manifestar em duas diferentes polaridades, o Yin e o Yang. As duas são opostas, mas são complementares.
o O TAI CHI é o símbolo que representa o TAO
Existe uma dualidade, polaridades que se complementam e trazem o equilíbrio. Movimento, onde um gera o outro, na medida que um está no ápice e o outro começando a existir. Nada é totalmente yin ou totalmente yang, ambos sempre se contem, onde um sempre vai regular o outro. Isso representa tudo, acontece no universo.
Yang: polaridade positiva, todos os aspectos celestes, a cabeça, a copa das arvores, sol, claridade, dia, calor, etc. O ápice do yang é 12:00. Força masculina, raciocínio lógico, dureza, expansão. Captamos ela através do ar, de tudo que emite luz etc.
YIN: terra, lua, escuridão,frio, contração, fraqueza, recolhimento, aquietude, vazio, serenidade, intuição, energia feminina, concepção.
Recebemos através da terra e dos alimentos, do sono, descanso, da escuridão.
TCHI essencial: uniam do yin e yang que recebemos o tempo todo.
Energia ancestral: energia que recebemos dos pais quando nascemos (sopro de vida) e levamos como uma poupança de energia que gastamos um pouquinho todos os dias da vida. Longevidade é o poupamento dessa energia. A morte significa seu término. Essa energia está localizada nas supra renais.
Essas energias todas vão se juntar e ser transformadas em um
...