Adriano.santos@fhemig.mg.gov.br
Monografias: Adriano.santos@fhemig.mg.gov.br. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriano.santos • 5/3/2015 • 231 Palavras (1 Páginas) • 402 Visualizações
Os primeiros estudos acerca do movimento (dizer algo mais) vieram da Grécia clássica. Aristóteles, em seu sistema de filosofia natural, propôs as explicações dos fenômenos físicos. No entanto, trata-se de hipóteses sobre o mundo e não uma observação de experimentos (WHITEHEAD, 2006).
Para Aristóteles, existia uma divindade que tinha a responsabilidade de mover todos os seres e os corpos, não estando relacionado com o movimento do sol ou da própria Terra (que era o centro do universo). Afirmava ainda que havia dois movimentos distintos: o dos corpos terrestres e o dos corpos celestes. E que qualquer corpo para estar em movimento tinha de ter uma força exercida sobre ele. A partir de seus estudos, constatou que a massa estava relacionada com a velocidade de queda de um corpo, sendo que um corpo mais pesado cairia com maior velocidade. Sua teoria foi aceita até os estudos de outro cientista, Galileu Galilei (COHEN, 1967).De acordo com Whitehead (2006), todo este trilhar científico do mundo conduziu ao século XIX. Do ponto de vista cientifico, esse século foi, entre outras coisas, o momento forte em que se aprofundaram as leis do eletromagnetismo por Ampère e com isso se possibilitou o desenvolvimento técnico da eletricidade. O alemão Hertz mostrou que as oscilações elétricas propagavam-se no espaço por meio de ondas, assim como a luz. Becquerel descobriu os fenômenos radioativos: a propriedade de certos corpos de emitir radiação.
...