Agentes Desnaturantes De Proteínas
Dissertações: Agentes Desnaturantes De Proteínas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julliete • 11/6/2014 • 397 Palavras (2 Páginas) • 2.427 Visualizações
Agentes desnaturantes de proteínas
As proteínas são macromoléculas compostas de uma ou mais cadeias polipeptídicas, cada uma possuindo uma seqüência característica de aminoácidos. São, portanto polímeros de aminoácidos (somente L-aminoácidos) *D-aminoácidos são encontrados em alguns antibióticos e em paredes celulares de bactérias. Desta forma, as proteínas têm como base de sua estrutura os polipeptídios formados de ligações peptídicas entre os grupos amino (-NH2) de um aminoácido e carboxílico (-COOH) de outro, ambos ligados ao carbono alfa de cada um dos aminoácidos. As cadeias assim constituídas chamam-se cadeias polipetídidas e, ao atingirem certa dimensão, recebem o nome de proteína.
Proteínas são chamadas nativas quando estão em sua conformação tridimensional funcional, podendo adquirir a forma desnaturada quando submetida a tratamentos como aquecimento, agitação, radiações ultravioleta e visível, raios x. Ou provocados por agentes químicos, como ácidos e bases fortes, determinados solventes orgânicos miscíveis em água (etanol, acetona), substâncias anfipáticas como detergentes ou soluções concentradas de uréia e cloreto de guanidina, além de metais pesados (chumbo e mercúrio), que não afetam a seqüência de aminoácidos, mas causam transformações na molécula. Portanto, a desnaturação protéica resulta no desdobramento e na desorganização das estruturas secundárias e terciária, sem que ocorra hidrólise das ligações peptídicas, ou seja, ocorre a quebra das ligações não covalentes. Proteínas assim modificadas são denominadas proteínas desnaturadas, e o fenômeno são denominados de desnaturação das proteínas. Aparentemente a desnaturação tem como resultado uma mudança na conformação, rompendo ligações que estabilizam esta conformação, causando assim um desenrolamento das cadeias peptídicas, e em conseqüência as proteínas se tornam menos solúveis e quimicamente mais reativas. A desnaturação pode, sob condições ideais, ser reversível; neste caso, a proteína dobra-se novamente em sua estrutura original quando o agente desnaturante for removido. Esse processo chama-se renaturação. Entretanto, as proteínas, em sua maioria, uma vez desnaturadas, ficam permanentemente alteradas (irreversíveis). Ex: albumina do ovo (quando aquecida) e a caseína (quando o leite é acidificado por crescimento bacteriano).
Agentes desnaturantes são os que provocam a desorganização. São eles: agentes físicos (calor, radiações UV, alta pressão e ultra som) e agentes químicos (ácidos fortes, bases fortes, metais pesados e uréia). A proteína desnaturada apresenta as seguintes alterações:
Físicas: aumento da viscosidade; não podem ser cristalizadas ou autoorganizadas.
Químicas: maior reatividade: devido a exposição de grupos químicos que estavam encobertos por estruturas; diminuição da solubilidade do PHi e, conseqüente precipitação.
Biológicas: perda de suas propriedades enzimáticas, antigênicas e hormonais; facilmente digeridas por enzimas hidrolíticas.
...