Anelídeos
Projeto de pesquisa: Anelídeos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitorromani • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.635 Palavras (7 Páginas) • 319 Visualizações
USC – UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO
Anelídeos
Bauru
2014
USC – UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO
NOME: Vitor Vianna Romani
R.A. : 358692
PROFESSOR: William
DISCIPLINA: Zoologia
Anelídeos
Bauru
2014
Sumário
1. Introdução dos anelídeos..........................................................................4
2. Anelídeos..................................................................................................5
2.1 Características gerais dos anelídeos...................................................5
2.2 Classificação dos anelídeos................................................................6
2.3 A minhoca na agricultura.....................................................................9
3. Conclusão dos anelídeos........................................................................11
1- Introdução dos anelídeos
Anelídeos são animais pluricelulares de corpo mais ou menos cilíndricoe alongado que se apresenta, ao longo de seu eixo maior, que ésubdividido, tanto externa como internamente, em anéis ou metâmeros.Os anelídeos são, desta forma, vermes mais evoluídos que osplatelmintos e nematelmintos, que são ametaméricos. Muito comuns nashortas e terrenos úmidos, as minhocas estão entre os mais conhecidosanelídeos
Os anelídeos constituem um filo do reino animal que compreende os vermes mais evoluídos. Seu nome deriva do fato de ter o corpo dividido em segmentos ou "anéis", peculiaridade que o aproxima dos artrópodes, também segmentados. As semelhanças entre anelídeos e artrópodes levaram alguns autores a reunir os dois grupos em um único filo, o dos articulados.Existem representantes desses filos que são muito pequenos e outros que podem atingir até 16 metros, como a lula-gigante, que é bastante rara. Outras e outros animais de corpo mole como caramujos, polvos e lulas são classificados como moluscos
2- Anelídeos
O solo é uma parte da biosfera geralmente repleta de vida. Muitos dos seres vivos que habitam o interior do solo não são visíveis a olho nú, mas há outros que podem ser vistos com facilidade. Um exemplo é a minhoca. Ela vive em solo úmido, como é, geralmente, o solo fértil que serve como canteiro (de horta ou jardim).
A minhoca pertence ao filo dos anelídeos - nome que inclui vermes com o corpo segmentado, dividido em anéis. Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.
2.1 Características gerais dos anelídeos
Além da minhoca, existem várias espécies de anelídeos. Podemos citar animais pequenos – como a sanguessuga, que pode medir apenas alguns milímetros de comprimento - e também animais de grande porte - como o minhocuçu, que atinge dois metros.
Sanguessuga
Minhocuçu
O habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos ou a água doce e a terra úmida. Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Além do tubo digestório completo, têm um sistema circulatório fechado, isto é, têm boca e ânus e também apresentam um sistema circulatório em que o sangue só circula dentro dos vasos.
O corpo dos anelídeos é revestido por uma pele fina e úmida. Essa é uma característica importante da respiração cutânea - respiração realizada através da pele, pois os gases respiratórios não atravessam superfícies secas.
Na maioria das vezes, os anelídeos são hermafroditas, isto é, cada animal possui os dois sistemas reprodutores: o masculino e o feminino. No entanto, eles realizam fecundação cruzada e recíproca, ou seja, dois animais hermafroditas cruzam e se fecundam mutuamente.
2.2 Classificação dos anelídeos
Podemos classificar os anelídeos utilizando como critério a presença ou a ausência de estruturas semelhantes a pelos e a quantidade dessas cerdas.
Há três grupos de anelídeos: oligoquetos, poliquetos e aquetos. Pelo significado dessas palavras, é possível identificar como são as cerdas (quetos) desses animais: oligo significa "poucos"; poli significa "muitos"; e a significa "sem".
Oligoquetos
Apresentam poucas cerdas por anel. Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que auxiliam a locomoção) nem cabeça diferenciada do restante do corpo.
O principal representante desse grupo é a minhoca. Ela tem a pele coberta por uma fina película e produz uma substância viscosa; esse muco diminui o atrito com o solo, protege a pele do contato com possíveis substâncias tóxicas e mantém a umidade, que é fundamental para a respiração cutânea.
Nesse animal, é visível o clitelo - um anel mais claro por onde os animais se unem na fecundação cruzada, trocando espermatozoides. Após a reprodução, cada um dos vermes libera no solo um casulo cheio de ovos. Alguns dias depois, saem desses ovos vermes jovens.
• O sistema digestório
...