Articulação Sinovial
Artigos Científicos: Articulação Sinovial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tattysouza19 • 4/3/2015 • 2.233 Palavras (9 Páginas) • 436 Visualizações
Regras Resumidas
O handebol é composto por dezoito regras que compõem o “como jogar” a partida. Nesse tópico, será apresentado um resumo das principais considerações acerca das regras do handebol, a partir do que consta na ultima atualização pela IHF em 2010.
A quadra de jogo
Uma quadra de handebol mede 40 metros de comprimento por 20 metros de largura. A linha da área de gol (linha dos 6 metros) é considerada a mais importante, pois ela demarca o espaço onde apenas o goleiro pode jogar. Um jogador no ataque pode saltar em direção á área de gol para arremessar desde que solte a bola antes de cair dentro da área. As balizas (traves) medem 3 metros de largura por metros de altura.
A bola
Deve ser de couro ou material sintético, esférica e não pode ser brilhante ou escorregadia. Para jogadores adultos, a bola das mulheres deve ter entre 54 e 56 centímetros de circunferência e pesar entre 325 e 375 gramas (tamanho 2 ) e a dos homens entre 58 e 60 centímetros e de 425 a 475 gramas (tamanho 3 ). Existe a bola tamanho 1 (50 a 52 cm;290 a 330 g )para meninas entre 8 e 14 anos e meninos entre 8 e 12 anos.
Para cada partida, deve haver pelo menos duas bolas disponíveis. As bolas reservas devem estar disponíveis na mesa de controle para uso imediato durante o jogo.
Os árbitros decidem quando usar a bola reserva. Em tais casos, os árbitros deveriam colocar a bola reserva em jogo rapidamente, para minimizar interrupções.
O GOLEIRO
É permitido tocar a bola com qualquer parte do corpo, sempre que estiver numa tentativa de defesa, dentro de sua área de gol.
Mover-se com posse de bola dentro da área de gol, sem estar sujeito às restrições aplicadas aos jogadores de quadra (No entanto, o goleiro não tem permissão de atrasar a execução do tiro de meta.
Sair da área de gol sem a bola e participar da partida na área de jogo; ao fazê-lo, o goleiro se sujeitará às mesmas regras aplicadas aos jogadores na área de jogo. Considera-se que o goleiro está fora da área de gol tão logo qualquer parte de seu corpo toque o solo pelo lado de fora da linha da área de gol.
Sair da área de gol com a bola, e jogá-la de novo na área de jogo, se ele não tiver o completo controle da mesma.
A ÁREA DE GOL
Somente o goleiro tem permissão de entrar na área de gol (ver, contudo, 6:3). A área de gol, que inclui a linha da área de gol, é considerada invadida quando um jogador de quadra a toca com qualquer parte de seu corpo. Quando um jogador de quadra entrar na área de gol deve-se tomar as seguintes decisões:
a) tiro de meta, quando um jogador de quadra da equipe de posse de bola no ataque entrar na área de gol com a bola ou entrar sem a bola, mas ganhar vantagem ao fazê-lo.
b) tiro livre, quando um jogador de quadra da equipe defensora entrar na área de gol e ganhar vantagem, mas não impede uma clara chance de gol também
c) tiro de 7 metros, quando um jogador de quadra da equipe defensora entrar na área de gol e por isso impede uma clara chance de gol . Para os propósitos desta regra, o conceito “entrar na área de gol” não significa somente tocar a linha da área de gol, mas sim, pisar claramente dentro dessa área.
Entrar na área de gol não será penalizado quando:
a) um jogador entrar na área de gol depois de jogar a bola, desde que isto não crie uma desvantagem para os adversários;
b) um jogador de uma das equipes entrar na área de gol sem a bola e não ganhar vantagem fazendo isto.
A equipe
É composta por catorze jogadores, sendo que podem permanecer em quadra , no máximo , sete jogadores ( um goleiro e seis jogadores de linha ). Os substitutos podem entrar no jogo pela zona de substituição localizada na lateral da quadra , a qualquer momento , desde que um companheiro de equipe tenha deixado a quadra pelo mesmo local. Não é necessário comunicar o árbitro sobre as substituições e não há limite de entrada e saídas no jogo.
Os uniformes dos jogadores devem ser idênticos , e a camisa do ( s ) goleiro (s) deve ser de cor diferentes dos seus colegas de equipe e dos adversários. Os uniformes podem ser numerados de um a vinte. É proibido usar pulseiras , relógios , anéis , colares ou qualquer objeto que possa colocar em perigo os jogadores.
Os árbitros
Uma partida é monitorada por dois árbitros com igual autoridade que são assistidos por um secretário e um cronometrista. Os árbitros monitoram a conduta dos jogadores e dos oficiais de equipe desde o momento em que entram ao recinto da partida até que o abandonem. Antes que comece a partida, os árbitros são responsáveis em inspecionar a quadra de jogo, as balizas e as bolas, designando as que serão utilizadas.
Os árbitros, também constatam a presença de ambas as equipes com seus uniformes apropriados. Eles verificam a súmula de jogo e examinam o equipamento esportivo dos jogadores. Além disso, se asseguram que o número de jogadores e oficiais na zona de substituições esteja dentro dos limites regulamentários e conferem a presença e identidade do “oficial responsável pela equipe” de cada uma das equipes. Qualquer irregularidade deve ser corrigida (4:1-2 e 4:7-9).
A duração da partida
Para jogadores de dezoito anos ou mais , o jogo e disputado em dois períodos de 30 minutos ou 10 minutos de intervalo. Para competições de jogadores mais jovens , as partidas podem ser de 2 x 20 minutos ou 2 x 25 minutos com 10 minutos de intervalo em ambos os casos. Cada técnico tem direito a um técnico por período , com duração de 1 minuto cada. Se o jogo terminar empatado e houver necessidade de um vencedor , uma prorrogação de 2 x 5 minutos com 1 minuto de intervalo e disputada após 5 minutos do termino do tempo normal. Se houver novo empate , uma segunda prorrogação será disputada. Persistindo o empate , a decisão será feita de acordo com o regulamento de cada competição.
Sinal de Término
O tempo de jogo começa com o apito do árbitro autorizando o tiro de saída inicial. O tempo de jogo
...