ARTICULAÇAO SINOVIAL
Artigo: ARTICULAÇAO SINOVIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kathu • 28/10/2014 • 1.435 Palavras (6 Páginas) • 206 Visualizações
Processamento manual do Joelho, teste, mobilização e manipulação
Gaveta anterior do joelho ou teste de Lachman
A articulação do joelho é a mais complexa do organismo seja no ponto de vista anatómico e funcional porque ele deve ser estável e ao mesmo tempo permite boa mobilidade.
Ossos e articulações
Composta por três ossos: fêmur, tíbia e patela, seria mais conveniente dividi-la em duas juntas:
Fêmoro-patelar (entre a área anterior da patela) e a parte anterior do fêmur distal;
Fêmoro-tibial (entre a epífise distal do fêmur e da epífise proximal da tíbia).
joelho anatomia, ligamento, colaterais, meniscos, osso e tendão, patela, côndilos, quadríceps, fêmur, tíbia, tibial, poplítea, cabo, fíbula, músculo, cartilagem, esportes, academia, jogadores de futebol, atletas, voleibol, basquetebol, ténis, ciclismo
Membro Inferior visto posteriormente
© Sebastian Kaulitzki – Fotolia.com
A epífise distal do fêmur é formada por dois côndilos assimétricos de forma oval, posteriormente são separadas por uma força intercondilar é claramente visível.
Na frente, os côndilos estão unidos entre eles na mesma área, que é uma única superfície articular.
Nas laterais, existem duas saliência óssea (epicôndilos) assim chamadas porque eles estão acima os côndilos.
Os côndilos são as superfícies articulares do fêmur, enquanto os epicôndilos não são.
O tíbia tem como caracteristica uma cabeça mais larga, há também o turberosidade da tíbia que você pode facilmente encontrar tocando a perna na frente.
Na parte superior existem a tuberosidade tibial, que é a inserção do ligamento patelar.
A Patela situa-se na parte inferior do tendão quadríceps.
Este tendão tem uma parte superior e uma inferior chamado de ligamento patelar que se encaixam na tuberosidade tibial.
A patela é em forma de uma castanha, área externa é enrugada com canais verticais, enquanto a superfície interna é lisa e coberta por cartilagem articular.
A patela está incluída na cápsula articular.
O fêmur e a tíbia formaram um gínglimo, ou seja, uma articulação em que o único movimento possível é a flexão-extensão no plano sagital; com o joelho dobrado também poderá ser feito um movimento de rotação, porque a superfície articular tibial não e exatamente complementar ao do fêmur e não tem uma concavidade importante que bloquear alguns dos movimentos.
As superfícies articulares do fêmur são os côndilos, que tem uma forma convexa.
A tíbia articula-se com a parte superior do osso com dois côndilos; o anel interno é côncavo, o anel externo é convexo.
Os meniscos
joelho anatomia, ligamento, colaterais, meniscos, osso e tendão, patela, côndilos, quadríceps, fêmur, tíbia, tíbia, ginásio cartilagem, esportes, jogadores de futebol, atletas, voleibol, basquetebol, ténis, ciclismo, alta vista
Meniscos visto de cima
Os meniscos são como dois rolamentos de fibro-cartilagem com forma semelhante a um “C, inserido entre os dois ossos.
A espessura dessas duas estruturas é maior ao externo do que do lado medial.
O menisco externo tem uma forma circular qualsi fechada e adere à cápsula de articular por quase toda a sua extensão com exceção de uma pequena área em que o tendão do músculo poplíteo, os corno tem aproximadamente o mesmo volume.
O menisco medial adere à cápsula para toda a sua extensão e temcorno diferentes entre eles, aquele anterior é mais estreito e mais baixo do que o posterior.
As funções dos meniscos são:
Absorver choques.
Transmitir o peso do corpo sobre a área das placas tibiais; Se não houvesse nenhum peso em uma área de amplitude menor, resultando um maior desgaste do joelho.
Espalha o líquido sinovial, a fim de torná-lo mais fluido o movimento porque diminui o atrito.
Melhora a congruência das articulações entre a tíbia e o fêmur.
Limite a rotação.
O menisco externo dá mobilidade ao joelho enquanto aquele interno torna mais estável a articulação.
Em flexão, o menisco externo é puxado para trás pelo músculo poplíteo e o interno move-se em tamanho menor , pelo músculo semimembranoso.
No movimento de extensão entra em sua sede anatômica movido pelos ligamentos que unem os meniscos a rótula.
A patela é um osso sesamóides entre o fêmur e o tendão patelar, serve para centralizar as forças exercidas sobre a articulação do joelho, proteger e facilitar a extensão da perna.
Todas as superfícies articulares desses ossos são cobertos por cartilagem lisa que serve para reduzir o atrito durante o movimento e fazer a rolagem indolores até os ossos.
Durante o movimento, a cartilagem é recolhida e o líquido sinovial que está coberto é empurrado em direção a cápsula, em vez disso quando a articulação não está mais sob carga ou pare ou tecido cartilaginoso e reabsorvido a sinóvia, atuando como uma esponja.
Os ligamentos
joelho anatomia, ligamento, colaterais, meniscos, osso e tendão, patela, côndilos, quadríceps, fêmur, tíbia, tíbia, ginásio cartilagem, esportes, jogadores de futebol, atletas, voleibol, basquete, tênis, ciclismo
Vista joelho da frente com o tendão patelar transparente.
©
...