As Células Sanguíneas
Por: Lucas Gabriel • 8/12/2021 • Trabalho acadêmico • 898 Palavras (4 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1] | FAMP Faculdade Morgana Potrich Centro de Ensino Superior Morgana Potrich Eireli. Mineiros - GO CEP: 75830-000 Fone (Fax): (64) 3672-0007 www.fampfaculdade.com.br | [pic 2] |
ROTEIRO DE PRÁTICA 2 | ||
Curso: Medicina | ||
Disciplina: Funções Biológicas III | Docente: Prof. Dra. Lunara Freitas, Prof. Daniel Feres, Prof. Ricardo Nunes |
CÉLULAS SANGUÍNEAS
1. Introdução
A fórmula leucocitária tem como objetivo determinar as porcentagem das diferentes classes de leucócitos normais e anormais no sangue. A partir das porcentagens é possível calcular o número real de cada tipo de leucócitos por mm3 de sangue (valor absoluto), conhecendo-se o total de leucócitos.
Por exemplo:
Se temos 60% de neutrófilos segmentados e a contagem total de leucócitos é de 20000, então o valor absoluto de neutrófilos segmentados seria: 60/100 x 20 000 = 12000.
Valores de referência absolutos de neutróflos segmentados = 3000-5000 por mm3
Conclusão:
Os valores relativos só servem quando os valores totais de leucócitos se encontram dentro do valor normal.
No caso contrário (leucocitoses ou leucopenia) se debe usar a fórmula para obter o valor real, e assim determinar que elemento celular está fora do rango normal, seja elevado ou diminuído.
2.Objetivos
-Conhecer as células que conpõem o sangue
-Identificar a morfologia dos leucócitos presentes no sangue
-Utilizar uma fórmula leucocitária e conhecer as distintas patologias onde há alteração
3. Meta
No final da prática o aluno poderá identificar as diferentes morfologias dos leucócitos presentes no sangue, assim como a aplicação da realização de uma formula leucocitária e sua importância no diagnóstico de determinadas patologias
4. Antecedentes
1. Granulócitos
Tem grânulos específicos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Os grânulos observados estão carregados de lisossomas e enzimas hidrosolúveis que são agentes antibacterianos necessários para a digestão de partículas fagocitárias:
Neutrófilos
Neutrófilos em banda (Fig. 1.A)
Mede de 10um a 14um, núcleo condensado que pode presentar uma ou duas constrições, mas não tem ponte de cromatina. O citoplasma presenta grânulos específicos e inespecíficos, membrana celular lisa, citoplasma de color levemente rosa dependendo da coloração.
Neutrófilos segmentados (Fig. 1.B)
Mede igualmente de 10um a 14um, núcleo que presenta maior condensação e está formado por vários lóbulos (hasta 4) unidos por pontes de cromatina. O citoplasma está carregado de grânulos.
[pic 3]
Figura 1. A) Neutrófilos em banda. B) Neutrófilos segmentados
Eosinófilos (Fig. 2 A)
São parecidos aos neutrófloss mas são maiores. Geralmente o núcleo é bilobulado e o
que mais o caracteriza é a presença de grânulos cor laranja-marrom vistos
claramente.
Basófilos (Fig. 2B)
A característica mais importante desta célula é a quantidade de grânulos de cor azul escuro que se encontra em toda a célula (quando a célula é madura) e em algumas partes da célula quando é imatura. Presenta um núcleo difícil de enxergar pela quantidade de grânulos que contém histamina e heparina.
[pic 4]
Figura 2-A) Eosinófilo. B) Basófilo
Agranulocitos
Sem grânulos
Linfócitos (fig. 3)
Medem de 15um a 25um, geralmente possuim um núcleo levemente oval, a cromatina é densa (confundível
com o monócito). Citoplasma abundante, azul pálido e pode conter grânulos azurófilos inespecíficos.
[pic 5]
Fig. 3-Linfócitos
Monócitos
São os leucócitos de maior tamanho no sangue (14μm a 20μm). Seu núcleo e geralmente excêntrico, mas também pode ser central. Sua cromatina nuclear é laxa, distribuída em forma regular, o formato do núcleo parece um rim. O citoplasma é de cor cinza e pode presentar
...