As Grandes Funções Dos Vegetais
Dissertações: As Grandes Funções Dos Vegetais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: StephanieWalker • 24/7/2013 • 1.559 Palavras (7 Páginas) • 3.614 Visualizações
Introdução
A planta é composta de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, que precisam ter todas as suas necessidades satisfeitas.
Raiz
Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como "dispensa", guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água)ou aéreas(nem na terra, nem dentro da água).
Caule
É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entre nós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.
Folhas
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.
As grandes funções dos vegetais
Como todos os outros seres vivos, os vegetais precisam de nutrientes, água e gases do ar atmosférico.
Para extrair esses alimentos do ambiente em que vivem e produzirem seus alimentos, as plantas possuem órgãos especiais (raiz, caule e folhas) As flores, por sua vez, são responsáveis pela reprodução.
No solo existem sais minerais dissolvidos em água. Esses elementos são absorvidos pela raiz, constituindo a seiva bruta.
A seiva bruta é conduzida pelo caule a todas as partes do vegetal, especialmente às folhas.
Nas folhas realiza-se a fotossíntese, pela qual a seiva bruta é transformada em seiva elaborada, verdadeiro alimento da planta. Assim, todos os vegetais são capazes de produzir seu próprio alimento. Eles são, portanto, autótrofos e podem ser encontrados em ambientes terrestres e aquáticos.
A seiva elaborada circula por todas as partes da planta, nutrindo-a.
Através da respiração, a planta absorve oxigênio, produz energia e libera gás carbônico.
A planta elimina água em forma de gotículas, função chamada sudação.
A planta também elimina água em forma de vapor, função denominada transpiração.
Nas flores encontram-se os órgãos sexuais da planta. É por meio delas que a planta se reproduz, produzindo frutos e sementes. Alguns vegetais não apresentam flores como estrutura de reprodução, porém realizam este processo através de outros órgãos.
Fotossíntese
As plantas realizam fotossíntese e para isso necessitam de luz, gás carbônico, água e clorofila.
Para a realização desse processo é necessário:
Clorofila (pigmento verde) fica nas folhas, então é lá que ocorre a fotossíntese;
Água e Sais Minerais (seiva bruta) que estão no solo, sendo importantes para o metabolismo da planta, são absorvidos através das raízes da planta, que ficam, em geral, enterradas, fixando a planta ao solo;
Gás Carbônico presente no ar atmosférico;
Luz fornecida pelo sol.
A seiva bruta é transportada das raízes até o caule, estrutura ereta formada por tecidos especiais que formam os vasos condutores de paredes resistentes, e depois para as folhas.
As folhas apresentam importantes características para a realização da fotossíntese, tais como:
* Tem vasos condutores (nervuras) que transportam a seiva bruta, absorvida das raízes;
* Possuem clorofila, pigmento capaz de captar energia luminosa do sol;
* São largas, aumenta a superfície para a captação da luz;
* Possuem orifícios especiais, denominados estômatos, através dos quais penetra o gás carbônico do ar atmosférico, que é utilizado na fotossíntese, e sai o oxigênio.
O estômato abre quando há luz e água, dessa forma, é possível acontecer a fotossíntese, pois ao abrir durante o dia ele permite a entrada de gás carbônico, necessário juntamente com a luz para a produção de alimento, a partir da seiva bruta.
Quando está escuro e sem água o estômato se fecha.
O processo de fotossíntese pode ser representado assim:
Água + Gás Carbônico
Presença de Luz + Clorofila
Açúcar + Oxigênio
Como produto da fotossíntese, formam-se o açúcar e o oxigênio.
O oxigênio é liberado para o ar atmosférico através dos estômatos.
O açúcar é conduzido para os vasos condutores de seiva elaborada e distribuído para todas as células do corpo da planta. Quando a produção de açúcar, na fotossíntese, é maior que o consumo, ele fica armazenado nas plantas sob forma de amido.
A transmissão nos vegetais
Os vegetais traqueófitos (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) dispõem de raízes para absorver a água e os sais minerais do solo.
Para que esses nutrientes minerais sejam transportados até as folhas há um sistema condutor denominado lenho (ou xilema) que é composto de vasos, de células e fibras vegetais. Esse sistema se inicia nas raízes, atravessa o caule e vai até as folhas.
Os nutrientes orgânicos produzidos nas folhas são transportados a outros órgãos por outro sistema
...