CÉLULAS VEGETAIS
Pesquisas Acadêmicas: CÉLULAS VEGETAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JRafael • 30/9/2013 • 296 Palavras (2 Páginas) • 764 Visualizações
INTRODUÇÃO
A plasmólise é a retração do volume das células por perda de água. Este fenômeno se dá quando a célula é colocada em meio hipertônico, ou seja, quando o meio exterior é mais concentrado que o citoplasma e a célula perde água por osmose.
Isso é explicado pelo potencial hídrico e osmótico do meio e da célula. Uma vez o meio mais concentrado, o potencial hídrico é diminuído pela quantidade de soluto. A célula também seu potencial hídrico também diferente de zero, isso por conta dos solutos diluídos no citoplasma. Porém, uma vez o potencial hídrico do meio for mais negativo, e sendo assim, a energia livre da água for menor, a célula tende a perder água por osmose, pois ela está menos negativo, acontecendo, portanto, a plasmólise.
Este fenômeno não ocorre na natureza, pois os organismos não só se adaptaram as condições do seu meio ambiente, mas também pelo fato da membrana celular ser seletiva, no que respeita à troca de íons.
A mesma célula plasmolisada pode também ocorrer o fenômeno inverso, a desplasmólise. Colocando a mesma numa solução hipotônica, a célula tende a ganhar água por osmose e ficar turgida.
OBJETIVO
- conhecer a morfologia das células eucarióticas
- observar a organização das células na formação do tecido foliar
- observar a parede celular e citoplasma
- observar os fenômenos da plasmólise e desplasmólise em célula vegetal
- verificar a existência da membrana plasmática
MATERIAL E MÉTODOS
- microscópio de luz
- túnica de cebola
- lâminas
- lamínulas
- água destilada
- solução salina
- placa de Petri
Foram analisados células da túnica interna da cebola sobre uma lâmina contendo uma gota de água, logo após desenhadas suas células em cunha. Logo após colocou-se algumas gotas de solução salina sobre o material observado e logo depois de desenhado em cunha, foram analisado os resultados.
RESULTADOS
Em anexo.
...