Ativação De Acido Graxo
Casos: Ativação De Acido Graxo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vandaila • 16/10/2014 • 214 Palavras (1 Páginas) • 1.914 Visualizações
Ativação Dos Ácidos Graxos
A ativação dos ácidos graxos consiste na entrada destes na mitocôndria, na forma de ACIL-CoA.
O processo depende:
Da ligação do ácido graxo com a Coenzima A, formando o Acil-CoA no citosol. A reação é catalizada pela enzima Acil-CoA Sintetase, localizada na membrana mitocondrial externa:
CH3-(CH2)n-COOH + ATP + CoA-SH Þ CH3-(CH2)n-CO-S-CoA + AMP + PPi
Do transporte do radical acila através da MMI, do citosol para a matriz, mediado pelo carreador específico Carnitina. A transferência do radical acila da CoA para a carnitina é catalizada pela enzima Carnitina-Acil-Transferase I:
Acil-S-CoA + Carnitina Þ Acil-Carnitina + CoA-SH
Do lado da matriz mitocondrial, a carnitina doa novamente o radical acila para a CoA, regenerando o Acil-CoA no interior da mitocôndria. A reação é catalizada pela Carnitina-Acil-Transferase II, localizada na face interna da MMI, e é exatamente o inverso da descrita acima..
b - Oxidação do Ácido Graxo:
Consiste na quebra por oxidação do ácido graxo sempre em seu carbono b , convertendo-o na nova carbonila de um ácido graxo agora 2 carbonos mais curto.
O processo é repetitivo, e libera à cada quebra:
1 NADH+H+
1 FADH2
1 Acetil CoASão 4 as enzimas envolvidas em cada etapa de oxidação da via. Exemplo:
CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + CoA-SH ß CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA ß CH3-CH2-CH2-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA ß CH3-CH2-CH2-CO-S-CoA + Acetil-CoA ß Acetil-CoA + Acetil-CoA
...