Biosseguranças Nos Setores Da Clinica Fisioterapia
Trabalho Escolar: Biosseguranças Nos Setores Da Clinica Fisioterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinebte • 27/3/2014 • 3.245 Palavras (13 Páginas) • 2.817 Visualizações
Clinica Equilibrium
CUIABÁ-MT
2014/2
ACADEMICOS DE FISIOTERAPIA.
Aline N. Bragança
Anderson Fátima do Nascimento Oliveira
Aparecida Cristina f. de Araujo
Arianne Silva Chagas
Avelina Carvalho Souza
Diléia Aparecida de Campos Silva
Janaina Hellwich
Kelvia Tereza Ferreira Dias
Mariselma Ribeiro Ramos
Mary Hellen Martins de Paula
Tiago Jesus Santana
Seminário de Biossegurança
Clinica de fisioterapia
O objetivo principal da biossegurança é criar um ambiente de trabalho onde se promova a contenção do risco de exposição a agentes potencialmente nocivos ao trabalhador, pacientes e meio ambiente, de modo que este risco seja minimizado ou eliminado.
Os métodos utilizados para se obter esta contenção representam as bases da biossegurança e são ditos primários ou secundários.
Seminário apresentado
do curso de Fisioterapia 1°Semestre
Da Faculdade ICEC, sob
Orientação da, PROF°:Monica
SUMARIO
1. Introdução
1.1 Conceito de Biossegurança
2. Definição
3. Setores de Riscos na clinica de Fisioterapia
3.1 Setor Ortopedia
3.2 Setor Eletroterapia
3.3 Setor Hidroterapia
3.4 Setor Equoterapia
3.5 Setor Respiratória
3.6 Setor Dermato Funcional
4. Conclusão
5. Referencia Bibliográfica
INTRODUÇÃO
Grande parte dos acidentes que envolvem profissionais da área da saúde deve-se a não observância e a desobediência ás normas de segurança. Contudo, o emprego das práticas de biossegurança e o uso de equipamentos de proteção adequados, reduzem significativamente risco de acidente ocupacional. Faz parte das ações de consultório ou do profissional da saúde, colaborar com as autoridades de fiscalização profissional e/ou sanitária, efetuar controle periódico da qualidade e funcionalidade dos seus equipamentos, das condições sanitárias e da resolutividade dos trabalhadores desenvolvidos. Para tanto se utilizou uma metodologia de campo com abordagem descritiva onde se observou critérios da estrutura física como paredes, tetos, pisos, portas, janelas, mobiliário, revestimento, instalações elétricas, sistema de comunicação, higiene pessoal e equipamento de segurança.
1.1 Conceito de Biossegurança
A Biossegurança, em geral, exige uma abordagem multidisciplinar concernente à engenharia de segurança, higiene e medicina do trabalho, à planta física, ao pessoal envolvido, à existência e ao uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, à ergonomia, aos treinamentos, entre outros. Muitas vezes, a falha na adoção de medidas de segurança encontra como justificativa a falta de investimentos ou mesmo de recursos para compra de equipamentos ou reforma da área de trabalho. Entretanto, medidas simples, como o treinamento e a conscientização dos trabalhadores, requerem poucos recursos e são sempre aplicáveis, tendendo a reduzir, de forma significativa, o número e a gravidade dos acidentes. Os trabalhadores devem conhecer os fatores de risco presentes em seu laboratório e saber prevenir, ou minimizar, a ocorrência de acidentes e a incidência de doenças ocupacionais.
2 Definição
A Fisioterapia é uma Ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes IX Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e V Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba 469 em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. O fisioterapeuta é um profissional da saúde, habilitado à construção do Diagnóstico Cinesiológico Funcional, realizando atividade de saúde regulamentada [5].
Em relação à Vigilância Sanitária o fisioterapeuta deve encaminhar às autoridades de fiscalização profissional, relatórios sobre condições e práticas inadequadas à saúde coletiva e/ou impeditivas da boa prática profissional [3].
Os recursos da fisioterapia previnem, curam e reabilitam. Para que o especialista escolha os que serão utilizados, ele terá de analisar não só a doença ou a patologia que deu origem ao problema, mas também como o cliente/paciente estará reagindo ao estímulo da fisioterapia [2].
Os recursos mais conhecidos da Fisioterapia à disposição são: Cinesioterapia, Eletroterapia, Mecanoterapia, Massoterapia, Hidroterapia, Termoterapia e Crioterapia
...