CONSULTORIA E CONSULTORIA
Tese: CONSULTORIA E CONSULTORIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silvanias • 16/10/2014 • Tese • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
ASSESSORIA E CONSULTORIA
No Serviço social na atualidade é uma confluência das duas incidências. Assessoria e Consultoria é uma possibilidade de trabalho posta aos assistentes sociais para a efetivação do atual projeto de profissão, que necessita ser fortalecido, visando sua efetivação por meio de sua prática concreta.
ASPECTO CONCEITUAL: tanto a assessoria quanto a consultoria são serviços prestados em geral por um profissional inteirado de saber sobre determinado assunto.
ASSESSORIA: Tipo de serviço prestado por Pessoa Natural ou Pessoa Jurídica que envolve uma contratação temporária da mão de obra.
Ou seja, basicamente, a assessoria vai te ajudar a FAZER.
CONSULTORIA: Um tipo de serviço prestado em que geralmente uma Pessoa Natural ou Jurídica (pessoa física ou empresa) te ajuda a desenvolver uma ideia, a elaborar uma solução, encaminhar um processo, estudar uma situação ou qualquer processo que, basicamente, envolva PENSAR.
Quanto à diferenciação entre assessoria e consultoria podemos observar que há uma pequena diferença em assessorar/consultar, onde o primeiro é identificado como aquele que assessora ou como assistente, adjunto, auxiliar ou ajudante. E consultor é aquele que dá conselhos e pareceres sobre assunto de sua especialidade.
PROCESSO HISTÓRICO
A partir da década de 1970, onde o país passou por uma fase desenvolvimentista e o Serviço Social em busca de uma identidade própria.
Seminário de Araxá e Sumaréonde com a renovação do Serviço Social reatualização do conservadorismo revendo suas teorias metodológica com o Serviço Social rejeita a perspectiva conservadorismo positivista e ao mesmo tempo não aceita a perspectiva marxiana que direciona as tendências do Serviço Social do capitalismo em um caráter cientifico.
Surge então à temática assessoria/consultoria em Serviço Social que possibilita atuação profissional, para além das ações profissionais, intervir junto aos usuários e políticas sociais.
A assessoria, apresenta possibilidade de atuação nas estratégias de intervenção na época, o serviço social como caso, grupo e comunidade.
Nos anos 1980, exibe duas importantes questões para o estudo do tema. Primeiro é o artigo sobre assessoria escrito por Balbina Ottoni Vieira (1981); este livro trata-se da importância da assessoria para assistentes sociais. E a segunda questão é a experiência, vivenciada por vários cursos de Serviço Social no Brasil, da criação de campos para estágios junto aos movimentos sociais. Década de 1980: Campos de estágios junto a aos movimentos sociais e publicações bibliográficas sobre o tema
Os anos de 1990 apresentam uma temática assessoria que está ligada a duas questões. A primeira pela circunstância de reestruturação de produtividade e melhoria do aparelho do Estado que estabeleceu a reorganização das instituições. Nesse processo, o conhecimento do Serviço Social foi colicitado (reconhecimentoacadêmico da profissão) a perspectiva da busca da garantia dos direitos da população usuária. Há importantes experiências de assessorias a implementação das políticas sociais pós Constituição Federal de 1988. Quanto a realização dos campos próprios de estágio. Década de 1990: reestruturação do Capitalismo e Constituição Federal demandaram novas atuações e práticas ao Serviço Social.
Já nos anos 2000, a temática assessoria/consultoria prossegue presente em iniciativas profissionais; mas ainda pouco problematizadas. Importante atender para boa noção dos cursos privados de Serviço Social e a estratégia destes na elaboração de campos, a impossibilidade de inserirem o grande número de alunos. Surgem então nesse período, textos que se intitulam sobre assessoria, mas na sua maioria são problematizações ou relatos sobre trabalhos, junto a comunidades, movimentos sociais ou entidades de trabalhadores, produtos dessas experiências universitárias.
Historicamente, o exercício de assessoria está ligado ao status que essa função tem, que está ligado ao reconhecimento intelectual que se dispensa ao assessor. Importante é a clareza do que seja assessoria/consultoria, para que não caiamos no modismo e neguemos outras ações profissionais importantes, como o trabalho com comunidades, com movimentos sociais e importância da supervisão de programas e de profissionais.
ASSESSORIA E CONSULTORIA EM SERVIÇO SOCIAL
Prestando
...