Cancer De Próstata
Trabalho Escolar: Cancer De Próstata. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gilpreta • 7/11/2014 • 1.197 Palavras (5 Páginas) • 742 Visualizações
Introdução:
O carcinoma prostático é uma neoplasia maligna resultante da proliferação desordenada de células epiteliais dos ácinos e/ou ductos da próstata. A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A mesma envolve a porção inicial da uretra, e produz parte do sêmen liberado durante o ato sexual. Este tipo de câncer é o terceiro tumor maligno que mais atinge os homens e uma das principais causas de morte por câncer. E de acordo com o comportamento tomado pelo tumor, este pode ser classificado em :
• Carcinoma clínico: quando o tumor manifesta-se localmente e é suspeitado por achados clínicos. Quando não tratado infiltra-se no local e sofre metástases, podendo levar o paciente a morte.
• Carcinoma latente: trata-se do carcinoma apenas histológico que pode ou não evoluir lentamente para o carcinoma clínico. Pode ser detectado incidentalmente em autópsias ou biópsias de agulha. E por ser muito pequeno não apresenta manifestações clínicas.
• Carcinoma oculto: suas manifestações clínicas decorrem das metástases e não da neoplasia local.
O carcinoma clínico da próstata é a segunda neoplasia maligna mais frequente em homens nos EUA, e no Brasil a taxa também é alta, está entre os três mais frequentes, vindo logo depois do câncer de pele e no estômago.
Aspectos clínicos:
A maioria dos cânceres de próstata é assintomática. Em 60%-75% dos casos o tumor origina-se no lobo posterior e, geralmente nas glândulas externas. De acordo com a designação anatômica de prosposta por McNeal, origina-se na zona periférica. Essa origem explica porque as manifestações de comprometimento da uretra podem estar presentes ou não, e quando presentes são mais tardias em relação às da hiperplasia nodular.
Diagnóstico: A suspeita clínica do tumor ocorre pelo achado de um nódulo endurecido ao toque retal ou através dos sintomas urinários, principalmente dificuldade para iniciar ou terminar o jato urinário, disúria, aumento da frequencia para urinar e hematúria. Quando há metástases ósseas, o paciente queixa-se de dor. Aliás, lesões nos ossos da bacia ou vértebras lombares em homens idosos são sugestivas de metástases de carcinoma prostático. O diagnóstico deve sempre ser confirmado por biópsia.
Além dos achados clínicos, achados de imagens e de exames laboratoriais também são importantes. Os mais utilizados são a imagem de ultra-sonografia trans-retal e o exame sorológico por dosagem do antígeno específico da próstata (PSA).
Aspectos morfológicos
Macroscopicamente, o carcinoma clínico em fase inicial apresenta-se sob a forma de um nódulo endurecido detectado pelo toque retal, a consistência dura se deve à presença de estroma fibroso abundante (aspecto cirroso). Em alguns casos, porém, o componente fibroso pode faltar, assim o nódulo não é endurecido. Por outro lado nem todo nódulo endurecido indica um carcinoma, pois às vezes pode resultar de cálculos, tuberculose, infarto e prostatite xantogranulomatosa.
O exame histológico por sua vez, revela adenocarcinoma constituído em geral, por pequenos ácinos que infiltram difusivamente o estroma. Os núcleos das células neoplásicas apresentam-se em geral vesiculosas e com núcleos evidentes, frequentemente com aspectos de arranjo cribiforme. Em exame de uma neoplasia metástática, o encontro de arranjo cribiforme em indivíduos idosos do sexo masculino levanta a suspeita de origem prostática.
Metástases
Por extensão local, podem atingir uretra, colo vesical, vesículas seminais, trígono vesical, e raramente a parede do reto.
Metástases linfáticas são comuns, sendo atingidos com frequência os linfonodos obturados, hipogástricos, pré-sacros e paraórticos. A infiltração das vesículas seminais aumenta a probabilidade de metástases no linfonodos.
Em 70% dos casos as metástases atingem os ossos, frequentemete da pelve, vértebras torácicas e costelas. Nas fases avançadas do tumor, praticamente quase todos os órgãos podem ser acometidos por metástases, principalmente pulmão, fígado, supra-renais, pleura e rins.
Fatores de risco:
Os principais fatores de risco associados ao câncer da próstata são: idade maior ou igual a 50 anos e história familiar de pai ou irmão com câncer da próstata, antes dos 60 anos de idade.
Sinais e sintomas
Os sintomas mais freqüentemente associados aocâncer da próstata são:
• dificuldades no ato de urinar;
• urinar várias vezes à noite;
• dor para urinar;
• sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga,
• presença de sangue na urina;
• e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.
Tratamento:
O tratamento do carcinoma prostático pode ser realizado por prostatectomia
...