Características de alimentação na idade adulta
Artigo: Características de alimentação na idade adulta. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: RaahS • 23/6/2013 • Artigo • 783 Palavras (4 Páginas) • 1.215 Visualizações
A alimentação na fase adulta enfatiza a importância de escolher alimentos saudáveis para a promoção do bem estar, e prover o bom funcionamento dos sistemas orgânicos durante o envelhecimento.
Possivelmente seja esta uma fase muito difícil, pois resulta de hábitos alimentares já adquiridos, fatores culturais, financeiros e outros. Contudo, deve-se dar maior atenção a uma alimentação benéfica tanto para o bom funcionamento orgânico quanto para a melhor qualidade de vida quando idoso.
Na atualidade, maior importância deve ser dada a transição nutricional que o Brasil vem passando nos últimos anos , na qual se sobressai o aumento da obesidade, talvez por meio de uma alimentação rica em gorduras (especialmente de forma animal),açúcar, alimentos refinados ,e limitados em carboidratos complexos e fibras.
De um ponto de vista geral, a maior preocupação que se deve ter com a nutrição do adulto é que esta deve estar apontada para a conservação do seu peso ideal, assim, prevenindo o aumento das DCNT (Doenças Crônicas Não-Transmissiveis) como exemplo hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer, e proporcionando uma vida mais saudável.
Proteinas: Em relação à recomendação adulta, quando suspende-se o crescimento, o indivíduo necessita de proteínas para a conservação, além de fornecer energia , são fundamentais para o desenvolvimento e reconstituição.
Carboidratos: A principal função dos carboidratos na dieta é fornecer energia para as células, especialmente ao cérebro, além de várias funções metabólicas e estruturais ao organismo. Uma alimentação insuficiente desse macronutriente, podem trazer malefícios ao sistema nervoso central e outros.
Lipídios: Fornecem energia ao organismo e são essenciais para absorção de vitaminas lipossolúveis e carotenoides. Sendo ideal que o planejamento alimentar seja com o menor conteúdo possível de colesterol, ácidos graxos trans e gorduras saturadas, diante da ingestão positiva desses tipos de lipídeos e o aumento do risco de doenças cardiovasculares.
Fibras: são um tipo de elemento dos alimentos em que não há possibilidade de ser digerida pelo nosso organismo . Desta maneira, são eliminadas e ,nesse sistema são carregados resíduos alimentares que, se consumidos pelo intestino poderiam ser não aceitáveis a nós, como as gorduras por exemplo.
São encontradas apenas em plantas, isto é, em alimentos de origem vegetal – frutas, verduras, hortaliças e grãos.
É necessário considerar os seguintes aspectos ao elaborar um cardápio para um adulto:
• O habito alimentar, que já esta formado e não pode ser alterado repentinamente,
• A disposição de alimentos,
• O poder aquisitivo,
• O estilo de vida,
• A quantidade de refeições,
• As necessidades nutricionais relacionadas ao estado de saúde,
Cuidados e orientações importantes com relação ao planejamento alimentar:
• Prevenir o excesso de consumo calórico, quando houver redução de atividade física, onde ocorrera o aumento do peso corporal, levando a obesidade.
• As refeições devem ser em horários fixos e serem bem fracionados (6 refeiçoes diarias)
• Ter maior cuidado à contribuição de
...