Carta De Ottawa
Casos: Carta De Ottawa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilanutri • 19/3/2014 • 601 Palavras (3 Páginas) • 709 Visualizações
Carta de Ottawa
Carta de intenções para contribuir para todos no ano de 2000 e subsequentes, a conferencia foi uma resposta as crescentes expectativa a uma nova saúde pública, o foco era a necessidade á saúde nos países industrializados, discussões foram baseadas nos progressos alcançados com a declaração de Alma-Ata. Promoção a Saúde nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria na sua qualidade de vida e saúde. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver.
Pré-requisito para saúde: As condições e requisitos para a saúde são: a paz, a educação, a moradia, a alimentação, a renda, um ecossistema estável, justiça social e a equidade. Qualquer melhora da saúde há de ter como base, necessariamente, estes pré-requisitos.
Defesa de Causa: A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida.
Capacitação FOCO: Alcançar a equidade em saúde, Objetivo: reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários. As pessoas não podem realizar completamente seu potencial de saúde, se não forem capazes de controlar os fatores determinantes de sua saúde, o que se aplica igualmente para homens e mulheres.
Mediação: Partes envolvidas: governo, setor saúde e outros setores sociais e econômicos, organizações voluntarias e não governamentais, autoridades locais, industria e mídia. As estratégias e programas na área da promoção a saúde devem se aptar as necessidades locais e as possibilidades de cada país e região, bem como levar em conta as diferenças em seus sistemas sociais, culturais e econômicos.
Construindo políticas publicas saudáveis: A promoção coloca a saúde na agenda de prioridades dos políticos e dirigentes em todos os níveis e setores. A política de promoção da saúde combina em diversas abordagens complementares, que incluem legislação, medidas fiscais, taxações e mudanças organizacionais.
Criando ambientes favoráveis: A saúde não pode estar separada de outras metas e objetivos, a proteção do meio- ambiente e a conservação dos recursos naturais deve fazer parte de qualquer estratégia da promoção a saúde.
Reforçando a ação comunitária: O centro deste processo é o incremento do poder das comunidades. O desenvolvimento das comunidades é feito para intensificar a auto ajuda e o apoio social, e para desenvolver sistemas flexíveis de reforço da participação popular na direção dos assuntos de saúde.
Desenvolvendo habilidades pessoais: A promoção apoia o desenvolvimento e pessoal social através da divulgação de informação, educação para saúde e intensificação das habilidades vitais. É essencial capacitar as pessoas para aprender durante toda vida preparando-as para as diversas fases da existência, o que inclui o enfrentamento das doenças crônicas e causas externas.
Reorientação dos serviços a saúde: Descentralizando a responsabilidade pela saúde com os indivíduos, comunidade, grupos, profissionais de saúde, instituição e governos, todos trabalhando juntos com o mesmo objetivo.
Voltados para o futuro: Objetivação de um futuro construído sobre o poder decisório da população na qual se preocupa
...