Celula Eucarionte Animal
Artigos Científicos: Celula Eucarionte Animal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JhrianoliveiraHo • 12/10/2014 • 655 Palavras (3 Páginas) • 1.694 Visualizações
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL
Células eucarióticas ou eucariontes têm um núcleo formado por um sistema de membranas (a membrana nuclear ou carioteca), separado do citoplasma. É composta por muitas organelas citoplasmáticas, ao contrário das células procarióticas. E podem ser animais ou vegetais. Estão representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares. Têm um rico sistema de membranas que formam inúmeros compartimentos, separando entre si os diversos processos metabólicos que ocorrem na célula.
A Célula Animal como todas as células, possui uma membrana celular (membrana plasmática) que controla a entrada e saída de substâncias da célula, mantendo quase inalterável a composição do seu meio interno. Possui permeabilidade seletiva, permitindo a livre passagem de algumas substâncias e não de outras.
O citoplasma está entre a membrana plasmática e o núcleo celular, é formado por uma substância essencial amorfa – o hialoplasma ou citosol – que contém água, proteínas, íons, aminoácidos e outras substâncias. A parte proteica pode sofrer modificações reversíveis em sua estrutura, aumentando ou diminuindo sua viscosidade, alternando de gel (mais denso) para sol (mais fluido) ou vice-versa.
As mitocôndrias são alongadas ou esféricas, revestidas por dupla membrana lipoproteica. Possuem DNA próprio e capacidade de autoduplicação. Liberam energia de moléculas orgânicas, como a glicose, transferindo-a para moléculas de ATP. A energia do ATP é empregada pelas células na realização de trabalho: síntese de substâncias, movimento, divisão celular, etc. Os processos de oxidação da glicose constituem a respiração celular aeróbica, dependente de oxigênio.
O retículo endoplasmático (RE) é formado por um extenso sistema de túbulos e vesículas revestidas por membrana lipoproteica. As cavidades deste sistema são chamadas cisternas do RE. Algumas partes têm ribossomos aderidos (RE rugoso ou granular, também chamado ergastoplasma) e outras partes não os possuem (RE liso). As funções dos dois tipos são diferentes, e a proporção de cada um depende dos papéis metabólicos da célula. O RE permite a distribuição de substâncias pelo interior da célula. O RE rugoso é sede de intensa síntese de proteínas. O RE liso produz lipídios, e algumas substâncias ligadas a ele podem metabolizar substâncias tóxicas, inativando-as.
Os ribossomos são pequenas partículas formadas por proteínas e por RNA ribossômico. São as organelas responsáveis pela síntese de proteínas.
O complexo de Golgi é constituído por vesículas achatadas ou esféricas, empilhadas e revestidas por membrana lipoproteica. Nas células animais, geralmente está próximo do núcleo. Relaciona-se com a concentração e o armazenamento de substâncias produzidas pelas células e com a transferência destas substâncias para grânulos nos quais serão eliminadas da célula. Participam, portanto, da secreção celular.
Revestidos por membrana lipoproteica, os lisossomos são pequenas vesículas esféricas cheias de enzimas digestivas. Sua função básica é a digestão celular, que envolve dois processos:
1) digestão
...