Celula Tronco
Projeto de pesquisa: Celula Tronco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saraaliine • 19/12/2014 • Projeto de pesquisa • 591 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é esta demonstrando o quão importante é a célula-tronco e a importância deste tipo de célula para regeneração de alguns tipos de células especifica que perdemos por algum tipo de trauma, e para que em um futuro próximo, a ciência consiga estar conseguindo explorar com melhor exatidão e consiga fazer com que outras células consigam se regenerar e assim combater vários tipos de patologias.
A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica,
Introdução
O presente trabalho é sobre células-tronco, mais concretamente sobre o processo de reparo tecidual utilizando esse tipo de célula específica. Tratamentos e estratégias médicas utilizadas atualmente demonstram que reparos teciduais utilizados com células-tronco, obtém um ótimo resultado, fazendo com que tecidos perdidos por processos de danos físicos e tóxicos consigam ser plenamente regenerados.
Células-tronco
As células-tronco são as células que dão origem a cada tecido ou órgão do corpo humano. Elas são originadas das mitoses do zigoto, que podem ser chamadas de células-mãe ou células estaminais.
No decorrer da nossa vida, continuamos dependendo das células-tronco para o reparo de tecidos lesionados e para a reposição de células que morrem diariamente, tais como células da pele, cabelo, células sanguíneas e as que revestem o tubo digestivo. A célula-tronco tem duas características principais: possuem habilidade para autorrenovar sua população e também de se diferenciar, dando origem a células maduras, especializadas que formam os órgãos e tecido.
Que se onde se diferencia como as células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As células-tronco embrionárias são retiradas de embriões e são classificadas em:
● Células-tronco totipotentes – o corpo humano é formado por vários tipos de tecidos e esse tipo e é capaz de se diferenciar em qualquer um deles, inclusive placenta e anexos embrionários. Elas são encontradas nas primeiras divisões do embrião, por volta do terceiro ou quarto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 32 células.
● Células-tronco pluripotentes – também são capazes de se diferenciarem em qualquer tecido do organismo, com exceção da placenta e dos anexos embrionários. Elas são retiradas do embrião por volta do quinto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 64 células.
Já as células-tronco adultas são retiradas do organismo já formado, por exemplo, medula óssea, fígado, sangue, cordão umbilical, placenta. Elas são chamadas assim por não terem mais alta capacidade de diferenciação.
O reparo tecidual
Atualmente, existem bancos de células-tronco embrionárias
...