Compartimentos cardíacos
Seminário: Compartimentos cardíacos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mfranca • 16/12/2013 • Seminário • 729 Palavras (3 Páginas) • 416 Visualizações
DESCREVA CORRETAMENTE O CAMINHO PERCORRIDO PELO SANGUE A PARTIR DAS VEIAS CAVAS SUPERIORES E INFERIORES (DESCREVA O TRAJETO COMPLETO POR ONDE O SANGUE ENTRA EM CONTATO)
Compartimentos cardíacos
Os quatros compartimentos do coração constituem os sistemas de bombeamento direito e esquerdo.
O lado direito do coração, constituído do átrio direito e do ventrículo direito,distribui o sangue venoso (Sangue desoxigenado) para o pulmões por meio de artéria pulmonar (Circulação pulmonar) para a oxigenação. O átrio direito recebe o sangue que retorna da veia cava superior(cabeça,pescoço e membros superiores)veia cava inferior ( tronco e membros inferiores)
Este sangue atravessa a válvula tricúspide e chega ate o ventrículo direito, no ventrículo direito ele passa por válvula semilunar e pulmonares e segue para o pulmão pela artéria pulmonar. No pulmão ele e oxigenado via capilares em contrato com os alvéolos.
O sangue oxigenado(Arterial) retorna ao coração por veias pulmonares pela quarta veias pulmonares e chega até o átrio esquerdo,do átrio esquerdo o sangue arterial segue até o ventrículo esquerdo passando pela válvula mitrial, do ventrículo esquerdo esse sangue segue pela aorta para todo o nosso corpo passando pela válvula semilunar aórtica. (Brunner & Suddarth et al.,2005)
Ciclo cardíaco
Começando com a sístole, a pressão dentro dos ventrículos eleva-se rapidamente, forçando as válvulas atrioventriculares a se fecharem. Em conseqüência disso, o sangue pára de fluir dos átrios para dentro dos ventrículos e é evitada a regurgitação (fluxo retrógado) do sangue para dentro dos átrios. A rápida elevação da pressão dentro dos ventrículos direito e esquerdo força as válvulas pulmonar e aórtica a se abrirem, sendo o sangue ejetado para dentro da artéria pulmonar e aorta, respectivamente. A saída do sangue é, a princípio, rápida; depois, à medida que a pressão em cada ventrículo e em sua artéria corresponde se equalizam, o fluxo do sangue diminui gradualmente. No final da sístole, a pressão dentro dos ventrículos direito e esquerdo diminui rapidamente. Isso reduz as pressões da artéria pulmonar e aórtica, gerando o fechamento das válvulas semilunares. Esses eventos marcam o início da diástole (Brunner & Suddarth et al.,2005).
Durante a diástole, quando os ventrículos estão relaxados e as válvulas atrioventriculares estão abertas, o sangue que retorna das veias flui para dentro dos átrios e, em seguida, para dentro dos ventrículos. Próximo ao final desse período diastólico, os músculos atriais contraem-se em resposta a um impulso elétrico iniciado pelo nódulo AS (sístole atrial). A contração resultante aumenta a pressão dentro dos átrios, ejetando o sangue para dentro dos ventrículos. A sístole atrial aumenta o volume sanguíneo ventricular em 15 a 25% e, por vezes, é referida como o “chute atrial”. Nesse ponto, a sístole ventricular começa em resposta à propagação do impulso elétrico que começou no nódulo AS há alguns milissegundos. A seção seguinte revê as pressões dos compartimentos geradas durante a sístole e a diástole (Brunner & Suddarth et al.,2005).
Pressões dos compartimentos
No lado direito do coração,
...