TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contração Muscular: Contração Isotônica E Isométrica

Artigos Científicos: Contração Muscular: Contração Isotônica E Isométrica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  2.017 Visualizações

Página 1 de 3

Um músculo se contrai através de estimulação, em uma tentativa de unir suas extremidades, não necessariamente resultando em um encurtamento do músculo. Se a contração muscular gerar algum tipo de movimento do músculo, a contração é chamada de isotônica*, este tipo de contração subdivide-se em dois tipos: contração concêntrica e contração excêntrica. Caso a contração muscular não resultar em nenhum tipo de movimento, ela é chamada de isométrica.

* O termo isotônico, deriva da palavra grega isotonos (iso = mesmo ou igual; tonos = tensão ou esforço).

Contração concêntrica

Em uma contração concêntrica, o músculo se encurta e observa-se movimento articular à medida que a tensão aumenta. Por exemplo, ao elevar um haltere da posição do cotovelo estendido para a posição fletida, ocorre uma contração concêntrica.

Contração excêntrica

A contração excêntrica ocorre quando as fibras musculares trabalham de maneira controlada para desacelerar os movimentos, pois a resistência externa ultrapassa a força muscular e o músculo se alonga a medida que a tensão aumenta. Por exemplo, em um exercício para os bíceps, o haltere é abaixado lentamente contra a força da gravidade, gerando uma contração excêntrica do músculo bíceps. Vale ressaltar que toda contração excêntrica só ocorre após uma contração concêntrica.

Contração isométrica

A contração isométrica ocorre quando um músculo gera força e tenta encurtar-se, porém não consegue superar a resistência externa, mantendo-se estático. Por exemplo, ao segurar um objeto pesado em uma das mãos, com o cotovelo flexionado em 90º, haverá uma contração isométrica do bíceps.

Segundo Mcardle, uma contração isométrica pode gerar uma quantidade considerável de força, apesar da ausência de alongamento ou encurtamento perceptivo dos sarcômeros musculares e do subsequentemovimento articular.

VELOCIDADE (Fisiológica) Segundo o autor com relação a velocidade, ao realizar o exercício, sendo ele mais lento ou mais rápido isso determinará a carga imposta ao peso, sendo mais lenta ou não se tornará mais fácil, irá depender o seu grau de força que o paciente poderá realizar.

Conceitos a velocidade como sendo:

• “A capacidade de realizar uma ação no menor tempo possível” (Delgado, 2002).

• “É a capacidade de executar uma ação em o mínimo de tempo possível” (Rius, 1999).

• “A velocidade é a medida de quão rápido um atleta pode correr curtas distâncias” (Dintiman et al. 1999).

Tipos de velocidade

A velocidade pode ser dividida em 3 (três) segmentos, nos quais podemos citar: a velocidade de reação, velocidade gestual e velocidade de deslocamento. A velocidade de reação ou tempo de reação é definida como uma reação motora a um sinal. O tempo de movimento ou velocidade gestual por ser conceituada como a habilidade de mover determinado membro rapidamente. Já a velocidade de corrida ou velocidade de deslocamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com