Contração muscular
Resenha: Contração muscular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 140193 • 14/10/2014 • Resenha • 248 Palavras (1 Páginas) • 242 Visualizações
A contração muscular ocorre quando há o encurtamento das miofibrilas que são filamentos citoplasmáticos das células musculares constituídos por proteínas contrácteis a actina e miosina.
O processo de contração muscular inicia com a entrada de cálcio no sarcômero que se junta com a troponina removendo a tropomiosina, que é uma proteína que inibe a contração, fazendo com que ocorra a ativação da actina, que é a principal proteína contrátil, que irá atrai a miosina.
A contração muscular é controlada e coordenada pelo cérebro e para mantê-la é necessário um combustível de nutrição, ou seja, ATP (adenosina trifosfato) que fornecerá energia para que ocorra o encurtamento das fibras musculares.
Com a presença de ATP, ocorre a hidrólise da junção miosina/actina, a energia liberada por esta quebra faz com que um filamento deslize sobre o outro. Já com a sua ausência, a actina e miosina permanecem ligadas.
Assim, a interação entre essas proteínas contrácteis é de suma importância para que haja uma contração muscular eficiente.
A inserção do meio ambiente como direito fundamental permite maior amplitude e efetividade na sua proteção.A preservação dos recursos naturais é a única forma de garantir que ele seja conservado e preservado para a humanidade.
Precisamos ter a consciência da preservação do meio ambiente, pois ele também essencial a qualidade de vida , que também vai estar relacionado a saúde, hoje em dia já podemos ver tudo que esta acontecendo pela culpa do próprio homem que não esta sabendo preservar o meio ambiente , mas precisamos pensar nas próximas gerações
...