Coraçãohmano
Monografias: Coraçãohmano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipelol • 8/3/2015 • 1.446 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
Coração humano
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Books-aj.svg aj ashton 01.svg Este artigo está a ser ou foi desenvolvido e/ou revisto no âmbito de do projeto Wikipédia:WikiProject_Fisiologia_&_Anatomia_1.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vista anterior do coração humano.
O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso. Bate cerca de 109.440 a 110.880 vezes por dia, bombeando aproximadamente 5 l de sangue.1
Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas.
Índice [esconder]
1 Anatomia e morfologia
1.1 Câmaras do coração
1.2 Valvas cardíacas
1.3 Camadas do coração
2 Ciclo cardíaco
3 Geração do impulso cardíaco
3.1 Condução do impulso cardíaco
3.2 Transmissão do impulso cardíaco pelos átrios
4 Referências
5 Ver também
§Anatomia e morfologia[editar | editar código-fonte]
Visão posterior do coração humano.
O coração é o órgão central da circulação, e pode localizar-se em 3 posições no corpo:2
Levocardia - posicionamento normal do coração do lado esquerdo do torax.
Mesocardia - anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração no centro do torax.
Situs inversus - anomalia que faz com que a pessoa nasça com o coração do lado direito do tórax.
Normalmente fica localizado na caixa torácica, levemente inclinado para esquerda e para baixo (mediastino médio). Porém, existe uma anomalia chamada Dextrocardio que faz com que o indivíduo nasça com o coração levemente inclinado para direita e para baixo.
É constituído por uma massa contráctil - o miocárdio - revestido interiormente por uma membrana fina - o endocárdio - e envolvido por um saco fibro-seroso, o pericárdio.
O coração é constituído por duas porções: a metade direita ou coração direito, onde circula o sangue venoso e a metade esquerda, onde circula sangue arterial. Cada uma destas metades do coração é constituída por duas cavidades, uma superior - a aurícula - e uma inferior - o ventrículo. Estas cavidades comunicam entre si pelos orifícios aurículo-ventriculares. As duas aurículas encontram-se separadas pelo septo interauricular e os dois ventrículos pelo septo interventricular.
Na cavidade atrioventricular esquerda encontra-se a valva mitral, e no orifício atrioventricular direito a valva tricúspide (são valvas que se abrem em direção ao ventrículo e se fecham para evitar o refluxo do sangue).
A circulação sanguínea é assegurada pelo batimento cardíaco, ou seja, o batimento do coração, que lança o sangue nas artérias.
O coração é um órgão muscular que, no ser humano, tem o tamanho aproximado de um punho fechado.
§Câmaras do coração[editar | editar código-fonte]
O coração apresenta quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. As câmaras superiores (átrios) encontram-se separados pelo septo interarterial e as câmeras inferiores (ventrículos) que são separadas pelo septo interventricular 3 . Os átrios funcionam como câmaras receptoras do sangue de várias partes do corpo; os ventrículos funcionam como câmaras bombeadoras 3 . Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial. A circulação do sangue nestas quatro cavidades está controlada pelas válvulas. As válvulas também servem de meio de comunicação entre os átrios e os ventrículos.
O átrio direito forma a porção direita superior do coração. Possui uma espessura média de 2 a 3 mm, e apresenta paredes anterior e posterior com texturas muito diferentes. A parede posterior é lisa e a anterior é enrugada. O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito através de uma valva tricúspide, também chamada de valva atrioventricular direita4 .
O átrio esquerdo possui aproximadamente a mesma espessura do átrio direito e compõem a maior parte da base do coração. Esta câmara recebe sangue vindo dos pulmões. Apresenta uma parede posterior lisa e diferentemente do átrio direito sua parede anterior também é lisa. O sangue é transportado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo pela valva atrioventricular esquerda (bicúspide ou mitral)4 .
O ventrículo direito apresenta por volta de 4 a 5 mm e compõe a maior parte anterior do coração. O interior do ventrículo direito apresenta cristas que são compostas por fibras musculares cardíacas elevadas conhecidas como trabéculas cárneas. As valvas da válvula atrioventricular direita estão conectadas a cordas tendíneas e estas estão conectadas as trabéculas coniformes chamadas de músculos papilares. O sangue passa do ventrículo direito pela valva do tronco pulmonar, para a artéria chamada de tronco pulmonar, que se bifurca em artérias pulmonares esquerda e direita4 .
O ventrículo esquerdo é a câmara com maior espessura do coração, e mede em entre 10 a 15 mm, formando o ápice do coração. Assim como o ventrículo direito, apresenta também trabéculas cárneas e possui cordas tendíneas que sustentam as válvulas atrioventriculares esquerdas aos músculos papilares. O sangue passa do ventrículo direito, pela valva da aorta, para a parte ascendente da aorta. Um pouco desse sangue flui das artérias coronárias para a parede do coração e o restante para a parte
...