Cordados: Aves
Artigo: Cordados: Aves. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luane41 • 16/9/2013 • 1.946 Palavras (8 Páginas) • 1.133 Visualizações
Sumário:
1-Introdução ............................................. 2
2-Cordados: Aves .................................... 3
2.1- Sistema Respiratório ........................ 3
2.2- Sistema Digestório ............................ 4
2.3- Sistema Circulatório .......................... 5
2.4- Sistema Reprodutor ........................... 6
2.4- Sistema Reprodutor ........................... 7
2.5- Sistema Nervoso ................................ 8
2.6- Sistema Excretor ................................ 9
3- Conclusão ............................................. 10
4- Referências Bibliográficas ..................... 11
Introdução:
As aves são animais vertebrados que podem ser distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, está presente em todas as espécies do grupo, são formadas de queratina, que ajudam a conservar o calor do corpo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado. Sua pela é seca e sem glândulas, com exceção da glândula uropigiana, encontrada na região da cauda que produz uma secreção oleosa.
Durante o desenvolvimento deste trabalho serão citados detalhes sobre os sistemas digestório, circulatório, respiratório, excretor, nervoso e reprodutor das aves, mostrando o funcionamento de cada um, e algumas características sobre esses animais.
Cordados: Aves
Os cordados são animais pertencentes ao filo Chordata. Nesse filo estão inclusos os animais vertebrados que possuem algumas características, como: corpo segmentado, circulação fechada, coração ventral, simetria bilateral, sistema digestório completo, endoesqueleto, dentre outras. Os cordados também apresentam particularidades no seu desenvolvimento embrionário, como a notocorda, o sistema nervoso dorsal, as fendas branquiais e a cauda.
Sistema Respiratório
As aves são animais que conseguem manter a temperatura corporal constante, graças ao calor produzido pelo seu corpo, sendo por esse motivo, chamadas de animais endotérmicos. Para que as aves consigam manter a temperatura corporal é imprescindível que haja um sistema respiratório que favoreça uma troca eficiente de gases, garantindo, assim, a energia necessária à produção de calor.
No interior dos pulmões das aves há inúmeras ramificações, sendo que os brônquios se dividem em parabrônquios ou parabronquíolos, que também se ramificam nos capilares aéreos, que podem ser comparados aos alvéolos nos mamíferos. As trocas gasosas ocorrem entre os capilares aéreos e os capilares sanguíneos que se encontram no interior dos pulmões.
Dos pulmões das aves estendem-se bolsas que chamamos de sacos aéreos, e que se localizam na região anterior e posterior do corpo do animal, penetrando também em alguns ossos. Os sacos aéreos servem de reservatório de ar, possibilitando à ave um fluxo contínuo de ar rico em oxigênio; além de diminuir o peso do animal, o que facilita seu voo. Outra utilidade dos sacos aéreos é funcionar como um meio de refrigeração para as aves, pois como o gasto de energia durante o voo é muito alto, esses animais acabam liberando grande quantidade de calor. Esse excesso de calor liberado é absorvido pelo ar frio que está dentro dos sacos aéreos, e eliminado na forma de ar quente.
Sistema Digestório
As aves são animais vertebrados, endotérmicos, com hábitos alimentares variados, sendo que o tipo de alimento consumido varia de acordo com a espécie de ave. Há espécies de aves herbívoras (consomem sementes, frutas, néctar, etc.), carnívoras (consomem outras aves, carniça)ou onívoras (possuem uma alimentação variada). As aves são animais que não possuem dentes, e essa ausência é mais uma adaptação que favorece o voo desses animais.
As aves ingerem seu alimento através do bico córneo, sendo que o bico e o sistema digestório variam conforme a sua dieta alimentar. Nas aves carnívoras, o papo é pouco desenvolvido ou ausente, e a moela é pouco musculosa.
O sistema digestório da maioria das aves é constituído por esôfago, papo, proventrículo, moela, intestino e cloaca.
O esôfago desses animais possui uma região dilatada chamada de papo. É no papo que o alimento ingerido pelo animal será armazenado e amolecido.
O estômago das aves é dividido em proventrículo e moela. Após serem amolecidos no papo, os alimentos vão para o proventrículo, também chamado de estômago químico. No proventrículo, o alimento é misturado a enzimas digestivas e encaminhado para o estômago mecânico, muito conhecido como moela.
A moela é um órgão (com paredes grossas constituídas por músculos) especializado em triturar os alimentos consumidos pelas aves. Algumas espécies de aves herbívoras ingerem pequenas pedrinhas para que elas auxiliem na trituração dos alimentos pela moela. As pedrinhas ingeridas pelo animal são equivalentes aos dentes que eles perderam ao longo da evolução.
O intestino delgado das aves se assemelha ao dos mamíferos, sendo que nas aves herbívoras o intestino é bem mais longo do que nas aves carnívoras. O intestino grosso desses animais é curto e termina na cloaca, local onde também são lançados os ductos do sistema reprodutor e excretor. As aves são animais que possuem glândulas salivares (com número e localização variáveis), pâncreas e fígado. Tanto o pâncreas quanto o fígado lançam suas secreções no duodeno do animal através de ductos.
Sistema Circulatório
As aves são animais com sistema circulatório fechado, duplo e completo. No sistema circulatório fechado, o sangue desses animais circula somente no interior de vasos; no sistema de circulação dupla, o sangue das aves passa duas vezes pelo coração; e no sistema circulatório completo, o sangue arterial não se mistura
...