Cultura E Ideologia
Pesquisas Acadêmicas: Cultura E Ideologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NieleSilva • 25/11/2013 • 672 Palavras (3 Páginas) • 630 Visualizações
Cultura e Sociedade
Podemos definir cultura como sendo um conjunto de características humanas adquiridas pela convivência com determinado grupo de pessoas, que se preservam ou se aprimoram com o passar do tempo entre os indivíduos.
Desde já é necessário desmistificar a ideia de que cultura está associada à natureza ou constituição biológica, uma vez que, estas não são determinantes nas diferenças culturais. O comportamento do indivíduo é resultado de um aprendizado, que lhe foi passado pelas pessoas com quem convive, ou seja, o que define o modo de vida de uma pessoa é a educação que recebe.
Ao falar em cultura devemos salientar o etnocentrismo que é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos através dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência. Ou melhor, temos dificuldade de aceitar culturas diferentes, pois estamos adaptados com um padrão de vida e muitas vezes isso gera um medo ou até uma hostilidade para com o que é novo.
A cultura pode ser classificada em Material ou imaterial, real ou ideal. Cultura material consiste em coisas materiais aqueles que podemos ver e tocar tais como instrumentos, artefatos; abrange produtos concretos, construções, etc. Já a cultura imaterial refere-se a elementos intangíveis da cultura, que não têm substância material. Entre eles encontram-se crenças, conhecimentos, hábitos, valores e etc. Cultura real é aquela em que todos os membros de uma sociedade praticam ou pensam em suas atividades cotidianas. Já acultura ideal é um conjunto de comportamentos expressos verbalmente como bons, para o grupo, mas nem sempre são frequentemente praticados.
Trocas culturais
Ate o século XIX, as relações culturais ocorriam entre grupos próximos, com poucos contatos externos. Só eram transmitidas oralmente e por meio de livros.
Já no inicio do século XX, cresceu a possibilidade de trocas culturais, por causa do desenvolvimento dos meios de transporte, correios, radio, cinema. As pessoas passaram a ter contato com culturas diferentes,
Com o desenvolvimento da tecnologia, ficou ainda mais fácil o acesso a essas trocas, e os contatos individuais e sociais passaram a ter não um, mas vários pontos de origem, que em tal quantidade não se sabe mais a origem delas.
As concepções de cultura estão presentes no nosso dia a dia, marcando sempre uma diferença bastante clara entre as pessoas, seja no sentido mais elitista, seja no sentido de identificação com algum grupo especifico, seja em relação à possibilidade de consumir bens culturais.
Cultura e Ideologia
A palavra ideologia tem diferentes significados, no sentido neutro, que é adotado pelo censo comum, ela é um conjunto de ideias de uma pessoa ou um grupo em relação a sociedade, pensamentos, política e etc; já para escritores como Karl Marx a ideologia é definida como instrumento de persuasão de um povo através da não exposição dos verdadeiros motivos ou fatos o que causa alienação.
A ideologia está totalmente infiltrada na sociedade, e divide-a entre os que “pensam” e os que são alienados. Os que “pensam” são definidos como não alienados, ou seja, conhecem todas as tramas de pensamentos ideológicos
...