DST doenças venéreas
Seminário: DST doenças venéreas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniel2812 • 24/11/2013 • Seminário • 572 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
DST’S Doenças Sexualmente Transmissíveis
Herpes Genital
O que é herpes genital?
O herpes genital é uma doença sexualmente transmissível causada pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSC-2). A maior parte dos casos de herpes genital é causada pelo tipo 2. A infecção genital do tipo 2 é mais comum nas mulheres provavelmente porque a transmissão homem-para-mulher seja mais provável do que mulher-para-homem.
Tipo de Agente: Vírus Herpes Simplex tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSC-2)
Como é a transmissão do Herpes?
Os vírus do herpes podem ser encontrados e soltos nas feridas que eles causam, mas também podem ser liberados por erupções na pele que não parecem estar estouradas ou feridas. Geralmente a pessoa só pode contrair infecção do vírus tipo 2 durante contato sexual com alguém que tenha infecção genital por esse vírus. A transmissão também pode acontecer via parceiro sexual que não tem feridas visíveis e pode não saber que está infectado.
O HSV-1 (tipo 1) também pode causar herpes genital, porém mais comumente causa infecções na boca e lábios. As erupções genitais do HSV-1 ocorrem com menos frequência do que as do HSV-2.
Como pode ser feita a prevenção do herpes genital?
O método de prevenção mais seguro para evitar qualquer doença sexualmente transmissível, incluindo herpes genital, é abster-se de contato sexual ou ter um relacionamento monogâmico de longo prazo com um parceiro testado que se sabe não estar infectado.
Pessoas com herpes genital não devem ter relações sexuais com parceiros não infectados quando as lesões e outros sintomas estiverem presentes. É importante saber que mesmo que a pessoa não apresente sintomas ela ainda assim pode infectar seu parceiro sexual, desta forma ele deve ser alertado do risco. O parceiro sexual de uma pessoa com herpes genital pode procurar fazer teste de sangue para determinar se foi infectado.
Tratamento para herpes genital
Não há tratamento que cure herpes, porém medicamentos antivirais podem diminuir e prevenir as erupções. Adicionalmente, terapia diária de repressão ao herpes sintomático pode reduzir o risco de transmissão para o parceiro sexual. O medicamento mais utilizado é o de principio ativo a base aciclovir, a ser tomado em comprimidos ou a aplicar em creme sobre as vesículas.
Existem também outras moléculas, como o ganciclovir, famciclovir ou ainda o valaciclovir. Todos esses medicamentos estão disponíveis sob prescrição médica nas farmácias, portanto converse com o seu médico, pois somente ele poderá lhe prescreve o tratamento adequado. Em caso de herpes genital leve, por exemplo, entre as erupções, cremes ou sprays antissépticos permitirão secar ou desinfetar as pequenas lesões.
Estatísticas sobre herpes genital
Não existem dados precisos sobre o soro prevalência do vírus HSV. Estudos apontam que a taxa de soro prevalência pode chegar a 90% da população mundial contra alguma cepa do vírus HSV. No Brasil, estima-se
...