DSTs aplicados ao projeto transacional
Resenha: DSTs aplicados ao projeto transacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aqtbcodxhhh • 10/5/2013 • Resenha • 211 Palavras (1 Páginas) • 703 Visualizações
DSTs aplicados ao projeto transacional
Em uma transação que interage com o usuário há dois estados possíveis: o sistema está aguardado alguma ação por parte do usuário ("wait state"), ou está processando algum comando ("execution state"). Se consideramos o conjunto de estados, eventos, transições e ações de uma transação qualquer, obteremos uma árvore que, dependendo das características da transação, pode se tornar bastante complexa. Mas a análise desta árvore, representada através de um DTE, pode nos dar indícios de erros no fluxo transacional.
Notação
A notação clássica de um Diagrama de Transição de Estados, ou até a notação utilizada na ULM, merece certas adaptações para ser utilizada no projeto transacional.
Utilização
Além de utilizar esta ferramenta para validar o fluxo de um transação, eu a utilizo freqüentemente como meio de comunicação com o usuário, antes inclusive de projetar os protótipos das telas, para discutir diferentes alternativas de implementação transacional, e acho esta uma facilidade notável: fácil de aprender, fácil de ensinar (até para um usuário leigo) e muito efetiva.
A grande vantagem de um Diagrama de Transição de Estados, mesmo reconhecendo a dificuldade citada por Shneiderman, é que a detecção de erros ou inconsistências no fluxo transacional torna-se evidente e rapidamente localizável. O principal aspecto a validar é o próprio fluxo transacional.
...