Doenca De Hashimoto
Trabalho Universitário: Doenca De Hashimoto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lain • 26/11/2014 • 339 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
O que é doença de grave
É uma doença autoimune (quando o sistema imunológico ataca e destrói tecido saudável do corpo) caracterizada pela estimulção das glândulas tireóides pelos próprios anticorpos do organismo.
Os sintomas são conseqüências de quantidade excessivas de t3 e t4 (triiodotiroina e tetraiodotiroina no sangue, acelerando o metabolismo, indivíduos com a doença de graves tem níveis detectáveis de auto-anticorpos. A imunoglobulina G, um tipo de anticorpo de longo prazo e o mais comum do organismo, liga-se aos receptores do hormônio estimulante da tireóide (TSH) das células foliculares e estimula a atividade da adenilciclase .
Conseqüentemente, os níveis aumentados de AMPc nas células foliculares levam a uma estimulação continua das mesmas no sentido do aumento da produção de hormonas tiroideias .Devido ao feedblack negativo os níveis de TSH circulantes não apresentam alterações.
Sintomas:
*Perda de peso
*Coração acelerado
*Nervosismo, irritabilidade e insônia.
*Protusão do globo ocular
*Fraqueza muscular
*Fadiga
*Suor excessivo
Tireóide de Hashimoto ou tireoidite crônica
É uma doença auto imune, e a causa mais comum de inflamação da tireóide.
O resultado da causa da disfunção consiste no apoptose das células da tireóide e na destruição dos folículos os baixos níveis de hormônas tiroideias circulantes estimulam a liberação de quantidades excessivas de TSH, que causam hipertrofia (crescimento) da tiróide através da síntese de mais tiroglobina. 2
Vulnerabilidade genética, pos parto, dieta com excesso de iodo, exposição à radiação e medicamentos com interferon são fatores de risco para desenvolver essa doença.
A tiroxina,também chamada tetraiodotiranina (T4),é um importante hormônio tiroidal sintetizado pela glândula tireóide e lançado na corrente sanguinea ,junto com T3 –triodotironina .Cerca de 93% do hormônio liberado pela tireóide consistem, normalmente, de tiroxina, enquanto a triodotironina responde pelos outros 7%.
Calcitonina: é um hormônio protéico composto por 32aminoacidos, é produzido pelas células C da tireóide
Um aumento deste hormônio pode ocasionar hipercalcitonismo e é, na maioria das vezes, de origem nutricional.
Tem ação contraria ao paratormônio, hormônio produzido pelas paratireóides, a saber:
*Diminui a concentração de cálcio no sangue, portanto, contribui na regulação da calcemia
*Inibe a atividade dos osteoclastos e a absorção de ca +2 nos intestinos
*Aumenta a fixação de calcio nos ossos.
...