Doenças Contagiosas
Resenha: Doenças Contagiosas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunisro • 28/5/2013 • Resenha • 468 Palavras (2 Páginas) • 600 Visualizações
Doenças Contagiosas
• Caxumba
A parotidite infecciosa, popularmente conhecida como papeira ou caxumba é uma doença de transmissão respiratória, causada pelo vírus da parotidite infecciosa. É uma doença da infância geralmente inócua, mas pode causar alguns problemas no adulto. É altamente infeccioso. Os vírus são transmitidos por gotas de espirros, tosse, respiração em ambiente fechado ou por contato direto. O vírus pode continuar a ser transmitido dois meses após a infecção. A parotidite infecciosa é uma enfermidade contagiosa aguda caracterizada por um aumento não supurativo de uma ou ambas as glândulas salivares parótidas, e também as outras glândulas salivares, sendo outros órgãos também acometidos. O período de incubação é de 12 a 24 dias. O vírus penetra pela boca e vai até à glândula parótida onde se dá a multiplicação primária, viremia e localização nos testículos, ovários, pâncreas, tireóide, cérebro, próstata, fígado, baço e timo. A multiplicação também se pode dar no epitélio superficial respiratório, viremia e localização nas glândulas salivares e outros órgãos. Os sintomas são inchaços das parótidas (dos lados da face junto às orelhas) com dor, febre, dores de cabeça, garganta inflamada e dores de testículo em 20% dos casos. Um terço das infecções pelos vírus da caxumba são assintomáticos. O diagnóstico é pela detecção de anticorpos específicos contra o vírus, ou por imunofluorescência.É usada uma vacina viva atenuada que previne eficazmente a parotidite.
• Sarampo
O Sarampo é uma doença de origem vírica que ataca principalmente crianças até 10 anos; esporadicamente ocorrem alguns casos em adultos O sarampo é um dos cinco exantemas da infância clássicos, com a varicela, rubéola, eritema infeccioso e roséola. É altamente infeccioso e transmitido por secreções respiratórias como espirros e tosse. Após o início de uso da vacina tornou-se raro nos países que a utilizam de forma eficaz, como América do Norte e Europa. As epidemias tendem a ocorrer a cada dois ou três anos, necessitando do nascimento de novos bebês susceptíveis para se propagar. As manifestações iniciais são febres altas, tosse rouca e persistente, coriza, conjuntivite e fotofobia (medo de luz). Surgem manchas brancas na mucosa da boca (que são diagnósticas). Após isso surgem manchas maculopapulares avermelhadas na pele, inicialmente no rosto e progredindo em direção aos pés, durando pelo menos três dias, e desaparecendo na mesma ordem de aparecimento.
O diagnóstico é clinico devido às características muito típicas, especialmente as manchas brancas na mucosa da boca-parte interna da bochecha. Pode ser feita detecção de antígenos em amostra de soro.A prevenção é por vacina de vírus vivo atenuado. O tratamento é sintomático.
...