Doenças Infecto-contagiosas
Trabalho Escolar: Doenças Infecto-contagiosas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ichvitor • 11/3/2015 • 255 Palavras (2 Páginas) • 1.748 Visualizações
Doenças infecto-contagiosas
São causadas por agentes de vários tipos, como vírus, bactérias e protozoários. Os vírus causam doenças como a febre amarela, sarampo e hepatite. As bactérias disseminam a cólera, a hanseníase e a tuberculose, entre outras doenças. Os protozoários provocam a doença de Chagas, a leishmaniose e a malária. Nas regiões Norte e Nordeste as doenças infecto-contagiosas são a terceira causa de mortes, indicando a carência de atendimento a necessidades como saneamento e acesso aos serviços de saúde. Medidas de educação sanitária acessíveis à população também são importantes na prevenção dessas doenças.
Contágio
As doenças infecto-contagiosas também são transmissíveis de um indivíduo para outro, direta ou indiretamente. A transmissão do agente infeccioso da pessoa contaminada para a próxima vítima pode ocorrer por intermédio de mosquitos, caramujos ou pelo sangue ou plasma sanguíneo – em transfusões de sangue –, ou ainda por gotículas de muco e saliva expelidas pela pessoa infectada ao tossir, espirrar e falar.
COQUELUCHE
– É chamada popularmente de tosse comprida. É causada pelo bacilo Bordetella pertussis. É mais grave nos recém-nascidos e crianças pequenas.
Sintomas – A principal característica é tosse convulsiva que deixa o doente sem fôlego e pode provocar vômitos. Associada a infecções secundárias, como broncopneumonia, pode ser fatal. Prevenção – A vacina tríplice é a mais eficiente forma de prevenção da coqueluche.
Números da coqueluche – Os casos de coqueluche caem de 7.145, em 1991, para 4.963, em 1993. Até 21 de setembro de 1994 são registrados 1.775 novos casos. Essa queda deve-se ao aumento da cobertura da vacina tríplice em menores de 1 ano.
...