ENERGIA QUÍMICA
Artigos Científicos: ENERGIA QUÍMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rejanearruda • 16/9/2014 • 529 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
ENERGIA QUÍMICA
A energia química é a que se tem a partir das ligações químicas e que está presente em todo lugar . Diante disso, pode-se dizer que energia química é a energia proveniente das ligações químicas que são feitas para formar algo. Sendo assim, como tudo no mundo é formado por átomos, tudo tem energia química. Essa energia é manifestada quando acontecem ligações químicas e também quando há liberações entre essas ligações.
Essa energia se manifesta em matérias que obtém energia ( química) armazenada em si.
Dessa maneira, apesar de estar em todos os lugares, a energia química não é liberada o tempo todo. Somente nos processos químicos e ligações químicas que acontecem as liberações. Portanto, é necessária uma força que cause aberturas ou ligações moleculares, para que a energia química aconteça. Ela pode ser manifestada de diversas formas e depende de quais moléculas estarão no processo de liberação dessa energia. Quando consumimos um alimento, por exemplo, a liberação das ligações químicas desse alimento gera energia química. Parte dessa energia é transformada pelo nosso organismo e a outra é liberada em forma de calor. Outro exemplo de liberação de energia química é a confecção da calda de um pudim, quando o açúcar vira uma calda por receber calor.
Nas reações químicas, existem as que absorvem calor ao acontecer as reações e outra que liberam energia em forma de calor , para cada uma dessas formas temos uma definição :as que absorvem energia nas reações químicas são as endotérmicas. Já as que liberam energia são as exotérmicas. Um exemplo sobre as reações endotérmicas é o da fotossíntese, em que a planta, ao receber a luz solar, tem reações químicas e absorve essa energia.
É importante destacar que a energia química é diferente da energia nuclear. Enquanto na energia química o principal motivo da reação é a separação e a junção de moléculas. Na energia nuclear, a causa das reações é a quebra do núcleo de um átomo. Apesar de agirem em formas parecidas, as causas e os efeitos são totalmente diferentes. Se uma reação exotérmica de combustão de combustíveis é destrutiva, a energia nuclear é tida como, por exemplo, pela bomba nuclear e ainda mais por meio da bomba de hidrogênio que é produzida por meio da fusão nuclear, bem mais potente que a bomba nuclear.
Todas as reações químicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Quando há liberação de calor, o processo é chamado de exotérmico; e quando há absorção de calor dizemos que o processo é endotérmico.
Reações químicas que absorvem energia são chamadas endotérmicas e as que liberam energia são chamadas exotérmicas.
Nas reações endotérmicas, quando os produtos possuem mais energia que os reagentes, sabemos que essas reações absorveram energia, isto é, elas normalmente ganham calor para ocorrerem. Para que essa reação ocorra é necessário ceder energia ao sistema.
Já nas reações exotérmicas, a energia dos reagentes é maior que a dos produtos. Normalmente, os reagentes perdem calor para que a reação ocorra, o que acontece, por exemplo, na queima do papel. É fácil verificar que o sistema está liberando
...