Epiderme Da Cebola
Exames: Epiderme Da Cebola. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luejoao • 14/3/2015 • 400 Palavras (2 Páginas) • 2.047 Visualizações
PRÁTICA: Célula Vegetal: Observação de Estruturas Celulares em Amostras de Tecido da Cebola (Allium Cepa).
INTRODUÇÃO:
Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonômicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo (bulbo, no Brasil) constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bulbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.
A célula é a menor massa de matéria viva capaz de viver como um organismo livre ou associar-se a outras células. É a unidade básica da vida. Estas se dividem em procarióticas e eucarióticas, e por sua vez as células eucarióticas em animais e vegetais.
Com este trabalho pretendemos observar e identificar as estruturas que constituem a epiderme do bolbo da cebola ao microscópio óptico composto, ou seja, conhecer a constituição das células eucarióticas vegetais. Pretendemos ainda, visualizar estruturas presentes no bolbo da cebola como, por exemplo, a parede celular e o núcleo.
OBJETIVO: Visualizar Estruturas Presentes na Célula Vegetal (Parede Celular/núcleo)
MATERIAL E MÉTODO:
*Microscópio Óptico
* Lâmina e Lamínula
*Conta-gotas
*Béquer
*Pinça ou Espátula
*Água Destilada
MATERIAL BIOLÓGICO:
*Epiderme da Cebola
MÉTODO:
Montou-se o microscópio, executou a limpeza da lamina e da lamínula, Cortou-se uma pequena fatia da parte interna da cebola com uma faca. Após cortado colocou-se em uma lâmina com duas gotas de água para fixar o material. Em seguida foi colocada junto da lamina que apresentava o tecido vegetal morto à lamínula, em seguida posicionou-as no microscópio para efetuar a visualização da epiderme da cebola.
RESULTADO E DISCUSSÃO:
Figura 1: foto no aumento 40x.
Neste aumento podemos ver nitidamente a parede celular da epiderme da cebola.
Figura 2: foto no aumento de 100x.
Neste aumento podemos ver ainda mais nitidamente a parede celular da epiderme da cebola, ainda não foi possível visualizar o núcleo.
Figura 3: foto no aumento de 400x.
Neste aumento podemos observar perfeitamente a parede celular da epiderme da cebola, infelizmente não foi possível visualizar o núcleo da célula vegetal.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que com os aumentos 40x, 100x e 400x, pode-se visualizar nitidamente apenas a parede celular da célula vegetal da epiderme da cebola, não sendo possível visualizar
...