Epitélio Lingual
Monografias: Epitélio Lingual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RuiFilipe • 20/12/2014 • 474 Palavras (2 Páginas) • 925 Visualizações
Índice
Introdução………………………………………………………………………………………………………………………………3
Materiais e métodos………………………………………………………………………………………………………………4
Resultados ………………………………………………………………………………………………………………………………5
Conclusão …………………………………………………………………………………………………………………………………5
Bibliografia………………………………………………………………………………………………………………………………5
Introdução
Este trabalho experimental, realizado no âmbito da disciplina de Técnicas Laboratoriais em Biologia, teve como objetivos o uso do microscópio ótico, visualizar a célula eucariótica animal ao microscópio e ver a importância do corante azul-de-metileno na preparação.
O epitélio é um tecido celular existente nos animais, que limita as superfícies externas e internas do corpo. O epitélio lingual é, tal como o nome indica, o tecido animal que reveste a mucosa bocal.
A célula é um pequeno elemento autónomo de dimensões microscópicas, sendo considerada a unidade básica da constituição dos seres vivos. As células dividem-se em dois tipos: as células eucarióticas e as células procarióticas. As células eucarióticas ainda se classificam em animais e vegetais. A célula em estudo, ou seja, a célula eucariótica animal diferencia-se da vegetal devido à inexistência de parede celular, de cloroplastos e de um grande vacúolo e por possuir centríolos e lisossomas.
A observação do material ao microscópio exige a aplicação de diversas técnicas, de modo a permitir uma melhor visualização dos seus componentes, já que têm uma reduzidíssima dimensão.
O azul-de-metileno é um composto aromático heterocíclico, sólido verde-escuro, solúvel em água, produzindo solução azul, inodoro com forma molecular C6H18CIN3S. É usado em biologia frequentemente como corante.
Materiais e métodos
Materiais:
Palito
Álcool
Água destilada
Corante azul-de-metileno
Lâmina boleada
Lamela
Conta-gotas
Papel
Microscópio ótico
Métodos:
Inicialmente coloquei um palito mergulhado em álcool cinco minutos, de modo a desinfetá-lo;
De seguida, peguei no palito numa posição lateral e raspei a superfície lingual;
Esfreguei o palito na lâmina para um bocado do epitélio lingual passar para esse material;
Coloquei sobre a lâmina uma gota de corante azul-de-metileno para que ao microscópio se possa diferenciar as diferentes estruturas;
Cobri
...