Espectofotometria
Resenha: Espectofotometria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: schimeny • 13/11/2014 • Resenha • 417 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
• espectrofotometria baseia-se na absorção da radiação nos comprimentos de onda entre o ultravioleta e o infravermelho. A chamada radiação luminosa corresponde a uma gama de comprimentos de onda que vai desde o ultravioleta ao infravermelho no espectro da radiação electromagnética.
• Colorimetria é a ciência e o conjunto de tecnologias envolvidos tanto na quantificação quanto na investigação física e psicológica do fenômeno de percepção de cores pelos seres humanos.
Exemplos de exames que utilizam essas técnicas
• Proteinúria parcial – É uma avaliação da perda de proteína na urina do paciente que indica uma doença renal. Habitualmente o paciente normal não apresente proteinúria isso se da à baixa quantidade de proteína na urina que podem ser encontrada devida a interferentes: Aspirina, bromato, Bacitracina, carmabazepina, cefalotina, ferro, fenitoína,... etc.
• Ácido Delta amino levulínico – É um procedimento para diagnóstico por intoxicação por chumbo ou mercúrio, também auxilia no diagnóstico por desordem hepática. Através de interferentes: barbituratos+, grisiofulvina +, vitamina E+.
• Arsênio - A exposição ao arsênico pode ocorrer em uma variedade de circunstâncias, por exemplo, por exposição ocupacional em indivíduos que trabalhem em empresas de extermínio de pragas ou beneficiamento de madeira. É comumente utilizado como agente de homicídios e suicídios. Amostras de sangue e urina são mais indicadas para processos de intoxicação aguda, enquanto que para processos crônicos os materiais mais indicados são unha e cabelo.
• Carboxihemoglobina - O monóxido de carbono é uma substância tóxica derivada da combustão de materiais orgânicos, entre outros. A exposição a este gás pode ocorrer de várias formas, como em ambientes fechados com tabagistas, motores, trânsito, incêndios, etc. A intoxicação por monóxido de carbono pode ser uma ameaça imediata à vida, e algumas vezes é necessário excluir a aspiração de fumaça na marcha de atendimento clínico a um doente grave. Amostra de sangue é o mais indicado para avaliação dos níveis de carboxihemoglobina, por que sua toxicidade esta relacionada a inibição da respiração mitocondrial do com a interferência com o transporte de oxigênio sanguíneo.
• Alumínio urinário - As formas de contaminação mais importantes são a ingestão e a entrada via parenteral. Os grupos de indivíduos mais expostos a risco de contaminação com alumínio são: crianças usuárias de alimentação parenteral; pacientes queimados que recebem administração de albumina intravenosa, especialmente com insuficiência renal concomitante; pacientes adultos e pediátricos com insuficiência renal crônica, que acumulam alumínio de medicamentos; pacientes dialisados; indivíduos com exposição industrial. Monitoramento de toxicidade do alumínio se da atráves da coleta de urina em pacientes sob risco.
Bibliografia
www.wikipédia.com.br
WWW.laboratoriorocha.com/exames
...