Estrutura E Funcionamento Do Microscopio De Luz
Exames: Estrutura E Funcionamento Do Microscopio De Luz. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolpersevalli • 5/10/2013 • 739 Palavras (3 Páginas) • 2.605 Visualizações
2 – ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO MICROSCOPIO DE LUZ
O microscópio de luz ou óptico teve o credito por sua criação em 1951, dado a Hans Janssen e seu filho Zacarias. No inicio era utilizado apenas para a observação de objetos muito pequenos.
Tempo depois, Antonie van Leiwenhok aperfeiçoou o invento de Hans e Zacarias, e começou a utiliza-lo com a finalidade de entender a natureza, estudando matérias como a água, sangue, esperma, entre outras coisas.
Com o passar dos anos o microscópio foi sendo aprimorado ate chegar nos modelos atualmente utilizados nos laboratórios de biologia. Estes possuem dois conjuntos de lentes, sendo estas de vidro ou cristal, utilizam a luz, e geralmente ampliam o material a ser estudado de 100 a 2000 vezes.
O microscópio atualmente utilizado é estruturado da seguinte forma:
O microscópio de luz tem sua composição mecânica, o que da sustentação ao microscópio, e sua composição óptica, o que torna possível a visualização e estudo do material.
2.1 – ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO
Pé ou base: parte que da sustentação ao microscópio no geral, servindo de apoio para todos outros componentes que fazem parte do microscópio.
Mesa ou platina: parte onde se fixa a lamina a ser estudada, nela se encontra também uma janela que permite a passagem dos raios luminosos, e parafusos dentados permitindo o deslocamento da preparação.
Charriot: peça que esta ligada a platina, e que permite o movimento da lamina, assim, permitindo melhor centralização da mesma.
Revolver ou óptico: peça que sustenta a objetiva, e realiza o movimento de rotação, permitindo assim, a mudança do grau de ampliação da imagem.
Clips: peça usada para segurar a lamina enquanto ela ainda estiver sobre a platina, evitando assim a movimentação da mesma enquanto observada.
Lâmpada: fonte da iluminação utilizada para se fazer a observação do material.
Reostato: peça que ajuda a controlar a intensidade da luz emitida.
Condensador: conjunto de lentes que orientam e espalham a luz de forma regular, permitindo assim a visualização do material a ser estudado através da luz.
Diafragma: peça localizada no meio do trajeto luminoso, alterando a quantidade de luz que atinge o condensador.
Objetivas: lentes que permitem o aumento da imagem do material a ser estudado, projetando esta imagem em direção as oculares, permitindo sua visualização. Para ter uma boa qualidade de imagem, deve-se ajustar a abertura numérica do condensador para a objetiva que esta sendo utilizada.
Oculares: sistema de lentes que permite ampliar a imagem real obtida pela objetiva, projetando a mesma para a retina.
Tubo: peça que segura a ocular a uma distancia adequada da objetiva.
Botão de Ajuste Focal Grosseiro: utilizado para ajudar a focalização do material a ser examinado pela objetiva.
Botão de Ajuste Focal Fino:
...