Estudo Dirigido
Ensaios: Estudo Dirigido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oialici • 9/9/2014 • 722 Palavras (3 Páginas) • 400 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO
1. Explique a diferença entre a abordagem contextual, desenvolvimental, a visão life- span e a abordagem transicional. Dê exemplo de cada um delas.
• Abordagem contextual: Associa o progresso na vida adulta com ângulos do contexto social, econômico e cultural no qual o indivíduo está inserido Neste sentido, afasta o realce constante em variáveis intrapessoais como esclarecedor de processos de desenvolvimento na vida adulta, para enfatizar o impacto de forças ambientais.
Exemplo: Uma senhora de 55 anos vai ter saúde ou não dependendo de como cuidou da sua saúde durante sua vida até aquele ponto e de outras tantas mudanças que podem acontecer ao seu corpo por questões que vão da genética ao convívio social.
• Abordagem desenvolvimental: Destaca o enfoque continuo do desenvolvimento adulto através de estágios. Schossberg, Waters e Goodman (1995) subdividiram esta categoria de teorias de três tipos: baseadas na idade, baseada na resolução de questões crucias especificas e as chamadas de domínio especifico (moral, cognitivo, etc.).
Exemplo: A teoria de Erikson (1950,1968) é um exemplo clássico de modelos focalizados na resolução de questões cruciais do desenvolvimento. Erikson (19680) postulou a existência de três estágios progressivos do desenvolvimento psicossocial, cada qual caracterizado pelo enfrentamento de questões crucias. O modelo de Erikson não vincula, de modelo estrito, os estágios de vida á idade. Neste modelo, a distinção entre estágios, como adultez jovem e adultez média, não delimita fronteiras cronológicas especificas. Erikson (1950,1968) não acreditavam que as crises evolutivas eram determinadas pela idade, embora estivessem associadas com determinada faixa etária. O autor considerava uma margem bastante ampla para a resolução das questões crucias do desenvolvimento que definiram seu modelo.
• Abordagem Life-span: Enfatiza a individualidade do sujeito por meio do ciclo de vida, em processos de continuidade e mudança. Ressaltando a possibilidade de desenvolvimento durante todo o curso da vida. Ou seja, mudanças de padrão a respeito da velhice.
Exemplo: A procura de idosos pela educação em programas educacionais ofertados, como universidades, cursos de línguas, de formação profissional, de reciclagem, em sistemas de aprendizagem aberta e de formação à distância. Portanto, o interesse e a motivação dessa parcela da população em adquirir novos conhecimentos, aumentar sua rede de suporte social ou construir suas próprias trajetórias apresenta um aumento no desempenho cognitivo, especialmente na linguagem e memória.
• Abordagem Transicional: Enfatiza eventos da vida que carecem mudanças e adaptações. Considerando que as transições são mais importantes que a idade cronológica para a compreensão e avaliação do comportamento do sujeito. Ou seja, o homem em sua essência e considerando-o nas suas particularidades, sentimentos e subjetividades.
Exemplo: O indivíduo tem 40 anos, mas adquire relevância se aos 40 anos ele tem filhos adolescentes, é recentemente divorciado, prepara-se para a aposentadoria, e assim por diante. Considera-se que o trabalhador diante da aposentadoria enfrenta problemas muito similares aos 50, 60, ou 70 anos. Da mesma forma, aqueles que casaram novamente enfrentarão tarefas similares
...