Estudo Dirigido Dobre DCNT
Ensaios: Estudo Dirigido Dobre DCNT. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayaneluccchetti • 10/9/2014 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 742 Visualizações
1- Quais os agravos incluídos no plano de enfrentamento das DCNT no Brasil 2011-2022?
2- Porque esses agravos foram escolhidos?
3- Quais os fatores de risco relevantes para esses agravos no Brasil?
4- Quais as Politicas de Saúde já existentes para as DCNT no Brasil?
5- Relacione as metas nacionais propostas no plano de ações estratégicas para o enfrentamento das DCNT no Brasil de 2011 a 2022 por ciclo de vida (criança, adolescente, adulto e idoso).
6- O plano está organizado em torno de três eixos. Quais são eles?
7- Nas ações do primeiro eixo qual o processo de trabalho do enfermeiro é predominante?
8- Quais as principais ações relacionadas à promoção da saúde e qual a principal característica deste conjunto de ações?
9- O que compõe o eixo do cuidado integral e quais suas principais ações.
RESPOSTAS:
1) O Plano aborda as quatro principais doenças (doenças do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e os fatores de risco (tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade).
2) Para a consecução desse Plano, foram estabelecidas diretrizes que orientarão a definição ou redefinição dos instrumentos operacionais que o implementarão, como ações, estratégias, indicadores, metas, programas, projetos e atividades.
3) Os níveis de atividade física no lazer na população adulta são baixos (15%) e apenas 18,2% consomem cinco porções de frutas e hortaliças em cinco ou mais dias por semana. 34% consomem alimentos com elevado teor de gordura e 28% consomem refrigerantes 5 ou mais dias por semana, o que contribui para o aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade, que atingem 48% e 14% dos adultos, respectivamente.
4) Em 2003, realizou-se o primeiro inquérito domiciliar sobre comportamento de risco e morbidade referida de agravos não transmissíveis, que constituiu a linha de base do país no monitoramento dos principais fatores de risco. Em 2006, foi implantado o Vigitel, inquérito por telefone que, com 54 mil entrevistas anuais, investiga a frequência de fatores de risco e proteção para doenças crônicas e morbidade referida em adultos (≥18 anos) residentes em domicílios com linha fixa de telefone nas capitais do Brasil. Em 2008, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) incluiu, como parte da iniciativa do Global Adult Tobacco Survey (GATS), informações sobre morbidade e alguns fatores de risco e, ainda, a Pesquisa Especial de abagismo (PETab). Em 2009, foi realizada a I Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), inquérito com cerca de 63 mil alunos do 9º ano das escolas públicas e privadas das capitais do Brasil e do Distrito Federal, feito em parceria entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e os Ministério da Saúde e da Educação, que acontecerá a cada 3 anos.
5)
- reduzir a prevalência de obesidade em crianças;
- reduzir a prevalência de obesidade em adolescentes;
- deter o crescimento da obesidade em adultos;
- reduzir as prevalências de consumo nocivo de álcool;
- aumentar a prevalência de atividade física no lazer;
- aumentar o consumo de frutas e hortaliças;
- reduzir o consumo médio de sal;
- reduzir a prevalência de tabagismo;
- aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 50 e 69 anos;
- aumentar a cobertura de exame preventivo de câncer de colo uterino em
mulheres de 25 a 64 anos;
- tratar 100% das mulheres com diagnóstico de lesões precursoras de câncer.
- reduzir a taxa de mortalidade prematura (<70 anos) por DCNT em 2% ao ano;
6)
- vigilância, informação, avaliação e monitoramento;
- promoção da saúde;
- cuidado integral.
7)
8) Atividade física, Alimentação saudável, Tabagismo e Álcool, Envelhecimento ativo.
Compreendendo a importância das parcerias para superar os fatores determinantes do processo saúde doença, foram definidas diferentes ações envolvendo diversos ministérios (Educação, Cidades, Esporte, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Agricultura/Embrapa, Trabalho e Planejamento), a Secretaria Especial de Direitos Humanos, a Secretaria de Segurança Pública, órgãos de trânsito
...