Estudo Dirigido- Tórax
Casos: Estudo Dirigido- Tórax. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduardaduarte • 25/5/2014 • 4.197 Palavras (17 Páginas) • 488 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO TÓRAX
1- Um paciente com quadro de infarto agudo do miocárdio deu entrada no pronto socorro com distúrbios de condução do estimulo elétrico átrio-ventricular. Uma cineangiocoronorariografia (visualização radiológica das AA coronárias, mediante injeção de substancias de contraste, com filmagem simultânea) mostrou que somente uma das artérias coronárias estava obstruída. Seu quadro clinico se complicou com a ruptura do septo interventricular e evoluiu para óbito. Qual o provável padrão de dominância coronariana de seu coração?
Resposta: dominância esquerda. Se a dominância fosse direita, o ramo interventricular posterior, através das AA septais posteriores supriria o septo interventricular e não ocorreria a sua ruptura.
2- Doenças pulmonares podem, as vezes, estar localizadas em um segmento bronco-pulmonar, o qual pode ser ressecado (ressecar=retirar) cirurgicamente. Quais são as características anatômicas de um segmento bronco-pulmonar que permitem a realização desta cirurgia?
R: Artéria e brônquios segmentares (facilita a retirada: sua ligadura não afeta outras partes); septos de tecido conjuntivo que separam segmentos vizinhos e veias intersegmentares (facilita a identificação e separação)
3- Um menino de três anos é levado para o pronto socorro por suspeita de ter aspirado uma moeda. Após ouvir o relato da mãe da criança, a primeira atitude do medico foi auscultar com o estetoscópio o pulmão direito do paciente. O que levou a começar o exame por esse ato?
R: O brônquio principal direito é mais curto, mais largo e mais vertical que o esquerdo, sendo mais provável para receber corpos estranho.
4- Um homem de 23 anos é conduzido semiconsciente ao pronto socorro, devido a uma facada no quarto espaço intercostal direito, na linha axilar anterior, com perfuração da pleura parietal. Ele está taquipnético (respira rapidamente) e cianótico (lábios e leito das unhas azulados).
a) Quais os planos anatômicos da parede torácica atravessados pela faca?
R:Pele, tela subcutânea, m. peitoral maior, m. serratil anterior, m. intercostal externo, m. intercostal interno, fascia endotorácica, pleura parietal.
b) O que aconteceu com a pressão intrapleural após a perfuração da pleura parietal?
R: Igualou-se a pressão atmosférica
5- Um paciente foi submetido a cirurgia de revascularização do miocárdio, tendo sida realizada, entre outras, uma ponte com a a torácica interna (comumente chamada de ponte mamaria). Para a execuçao dessa ponte com a a toracica interna, todos os seus ramos são ligados (ligar=amarrar) e seccionados, sendo então a artéria mobilizada em direção ao coração. Quais as conseqüências deste ato para a irrigação da parede torácica Antero-lateral?
R: Nenhuma, as AA intercostais posteriores, ramos da aorta e da intercostal suprema suprem o território das AA intercostais anteriores, ramos da a torácica interna, devido as anastomoses por inoculação que ocorrem entre elas.
6- Ao fazer um curativo no coto umbilical do filho recém-nascido, a mãe inexperiente enfaixou-lhe o abdome com firmeza. Logo após notou que ele tinha dificuldade para respirar, ficando progressivamente cianótico. A luz de seus conhecimentos anatômicos e considerando que a criança era sadia, apresente uma explicação provável para o fato.
R: Com o enfaixamento do abdome da criança, as vísceras nela contidas foram empurradas, entre outras direções, contra a face abdominal do diafragma, reduzindo seu abaixamento e conseqüentemente a capacidade respiratória da criança. Como na primeira infância a respiração é, basicamente, feita às custar da contração do m. diafragma, pois as costelas ainda não atingiram a obliqüidade necessária para executarem os movimentos em alça de balde e em braço de bomba, esta redução levou-a ao quadro de difilcudade respiratória.
7- Qual a importância funcional dos músculos papilares?
R: Eles se prendem por cordas tendineas às margens e às superfícies ventriculares das valvas tricúspide e mitral. Durante a contração ventricular, os mm papilaresm também contraem, impedindo que as cúspides sejam forçadas para dentro dos átrios e que o sangue reflua para eles.
8- A articulação costo transversal possui uma característica estrutural que possibilita as 6 primeiras costelas a realização do movimento em “braço de bomba” e as costelas de 7 a 10 o movimento de “alça de balde”.
a) Qual é essa característica:
R: As articulações costo-transversais de 1 a 6 são do tipo trocoide, com as superfícies articulares formadas por secções de cilindros ( uma em alto relevo, a outra em baixo relevo), o que permite a rotação da costela e a execução do movimento em “braço de bomba”. Já as articulações costo-transversais de 7 a 10 as costelas são do tipo plana, e as superfícies articulares, obliquas, permitem o deslizamento da costela e o movimento em alça-debalde.
b) Conceitue o movimento em “braço de bomba” e “alça de balde”
R: braço de bomba: ocorre nas articulações costo-transversais superiores, em torno de um eixo que passa pelos colos das costelas ee faz com que as extremidades esternais ( e o esterno) se progentem anterior e superiormente, aumentando o diâmetro Antero-posterior do tórax.
9- O eletrocardiograma de um paciente com infarto agudo do miocárdio mostrou que este estava localizado na face diafragmática do coração. Considerando o padrão mais comum de distribuição das artérias coronárias, qual a artéria ou ramo provavelmente ocluído?
R: Ramo interventricular posterior (ou coronária direita)
10- Qual a disposição espacial das câmaras cardíacas?
R: As quatro camaras estão posicionadas aproximadamente num mesmo plano horizontal. O ventrículo direito é anterior ao esquerdo. O ventriculo esquerdo fica posteriormente e a esquerda do ventrículo direito. O átrio esquerdo esta situado posteriormente ao coração, quase no plano mediano. O átrio direito e anterior átrio esquerdo e esta a direita do ventrículo direito, formando a margem do coração numa vista antero posterior.
11- Um paciente chegou ao pronto socorro com uma lesão profunda à bala na parede torácica anterior, ao nível do 11 espaço intercostal. Durante uma inspiração profunda o projétil saiu pelo
...