Euglenófitas
Seminário: Euglenófitas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunatomay • 7/8/2014 • Seminário • 516 Palavras (3 Páginas) • 537 Visualizações
Algas- Reino protista
Euglenófitas
Os euglenóides são, na sua maioria, de água doce. Não possuem parede celular e apresentam uma característica bastante peculiar: embora possuam cloroplastos e sejam fotossintetizantes, são capazes de sobreviver na ausência de luz, ingerindo partículas de alimento do meio externo, comportando-se, nesse caso, como heterótrofos. No sistema de classificação proposto por Baudalf, os euglenóides encontram-se no mesmo grupo dos tripanosomas e leishmanias (tradicionalmente classificados como protozoários). Os euglenóides possuem flagelos que auxiliam sua locomoção. São bioindicadores de poluição;
Crisófitas
São as algas douradas, podem ser encontrados em habitat marinho ou dulcícola, possuem cromatóforos pigmentados fotossintéticos com clorofilas a, b e c. São seres unicelulares, filamentosos (flagelos curtos ou longos), podem ser móveis ou sésseis, podem ou não formarcolônias. Estes representantes fazem reserva de óleo, leucosina e volutina.
A reprodução sexuada nas crisófitas inclui a isogamia, anisogamia e oogamia. Na divisão assexual ocorre a divisão mitótica da célula. É base para várias cadeias alimentares, bioindicador de poluição; componente do fitoplâncton;
Bacilariófitos
As bacilariófitos vivem na água doce ou salgada. Em sua maioria, são representadas pelas diatomáceas, algas unicelulares dotadas de uma carapaça protetora formada de sílica e que geralmente se reproduzem por cissiparidade.
Os restos da parede celular das diatomáceas mortas podem se depositar no fundo do ambiente aquático e, com o tempo, formar uma material rico em sílica conhecido como diatomito. Esse material pode ter várias aplicações comerciais, como: confecção de certos cosméticos e pastas de dente; abrasivo fino para polimento de objetos de prata, por exemplo; fabricação de tijolos usados em construção civil.
Exercem um papel muito importante como produtores primários. Estima-se que as diatomáceas marinhas são responsáveis por 25% do total da produção primária na Terra. Poucas diatomáceas são prejudiciais aos humanos por produzirem neurotoxinas que são transmitidas na cadeia alimentar.
Dinofitas
Algas unicelulares flageladas, cuja parede é formada por placas de celulose, que assemelham-se a uma armadura. São muito abundantes em alto mar e em lagoas. Algumas são bioluminescentes, tornando a água brilhante à noite, e outras produzem fortes toxinas que, quando em altas concentrações, podem matar os animais aquáticos e até intoxicar o homem.
Clorofitas
São algas verdes, unicelulares ou multicelulares, cujas células assemelham-se às dos vegetais traqueófitas. Ocorrem em toda parte, no mar ou no continente. Algumas são comestíveis, outras constitui-se em importante fonte de cálcio na fabricação de ração, e outras são utilizadas na fabricação de xampus.
Feófitas
São algas pardas, multicelulares, em geral com talo parenquimatoso, podendo atingir vários metros de comprimento. Ocorrem apenas no bentos marinho e são mais abundantes em águas frias. Possuem grande importância econômica
...