Exemplos de anti-sépticos
Pesquisas Acadêmicas: Exemplos de anti-sépticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissarosa • 2/10/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.849 Palavras (8 Páginas) • 3.967 Visualizações
ANTISSÉPTICOS
Um antisséptico adequado deve exercer a atividade gemicida sobre a flora cutâneo-mucosa em presença de sangue, soro, muco ou pus, sem irritar a pele
ou as mucosas. Muitos testes in vitro foram propostos para avaliar a ação de antissepticos, mas a avalia-
ção definitiva desses germicidas só pode feita mediante testes in vivo. Os agentes que melhor satisfazem as exigências para aplicação em tecidos vivos são os iodos, a clorohexidina, o álcool e o hexaclorofeno.
Para a desinfecção das mãos temos Soluções antissépticas com detergentes (degermantes) e se destinam à degermação da pele, removendo detritos e impurezas e realizando anti-sepsia parcial. Como exemplos citam:
- Solução detergente de PVPI a 10% (1% de iodo ativo)
- Solução detergente de clorhexidina a 4 %, com 4% de álcool etílico.
• Solução alcoólica para anti-sepsia das mãos:
- Solução de álcool iodado a 0,5 ou 1 % (álcool
etílico a 70%, com ou sem 2 % de glicerina)
- Álcool etílico a 70%, com ou sem 2% de glicerina.
Compostos de iodo
O iodo é um halogênio pouco solúvel em água,porém facilmente solúvel em álcool e em soluções aquosas de iodeto de potássio. O iodo livre é mais bactericída do que bacteriostático, e dá um poder residual à solução. O iodo é um agente bactericida com certa atividade esporicida. Esta, contudo, é influenciada por condições ambientais como a quantidade de material orgânico e o grau de desidratação. Além disso, o iodo é fungicida e, de certo modo, ativo contra o vírus.
O composto de iodo mais usado é o álcool iodado a 0,5% ou 1 %. A solução de iodo deve ser preparada semanalmente e condicionada em frasco âmbar com tampa fechada, para evitar deteriorização e evaporação e devidamente protegido da luz e calor.
Em resumo: os compostos iodados têm ação bactericida, bacteriostático e residual.
Iodóforos
Shelanski & Shelanski, em 1953, descobriram que o iodo poderia ser dissolvido em polivinilpirrolidona (PVP), um polímero muito usado para detoxicar e prolongar a atividade farmacológica de medicamentos e também como expansor plasmático. Além de conservar inalteradas as propriedades germicidas do iodo, apresenta as seguintes vantagens sobre as soluções alcoólicas e aquosas desse agente, pois não queima, não mancha tecidos, raramente provoca reações alérgicas, não interfere no metabolismo e mantém ação germicida residual. São chamados de iodóforos e liberam o iodo lentamente, permitindo uma estabilidade maior para a solução. Os compostos de iodo têm ação residual, entretanto sua atividade é diminuída em virtude da presença de substâncias alcalinas em matérias orgânicas.A hipersensibilidade ao iodo contido no PVPI tem sido descrita na relação de 2: 5000. E com os outros compostos do tipo álcool iodado, essa relação é maior. O iodóforo mais usado para a anti-sepsia das mãos é a solução degermante, de PVPI a 10% (1% de iodo ativo), em solução etérica, que é bactericida, tuberculicida, fungicida, virucida e tricomonicida. Essa solução tem a seu favor, o fato de não ser irritante, ser facilmente removível pela água e reagir com metais. Para as feridas abertas ou mucosas, (sondagem vesical), usamos o complexo dissolvido em solução aquosa.Para a anti-sepsia da pele integra antes do ato cirúrgico, usamos o complexo dissolvido em solução alcóolica.
Os iodóforos têm ação bactericida, fungicida, virucida e ação residual.
Cloro-hexedina ou clorhexedina
A cloro-hexedina (l, 6 di 4-clorofenil-diguanidohexano) é um germicida do grupo das biguanidas, apresenta maior efetividade com um pH de 5 a 8, e age melhor contra bactérias Gram-positivas do que Gram-negativas e fungos. Tem ação imediata e tem efeito residual. Apresenta baixo potencial de toxicidade e de fotossensibilidade ao contato, sendo pouco absorvida pela pele integra.
Para casos de alergia ao iodo, pode-se fazer a degermação prévia com solução detergente de clorohexidina a 4%.
As formulações para uso satisfatório são: solução de gluconato de clorhexedina a 0,5%, em álcool a 70% e solução detergente não ionica de clorhexedina a 4%, contendo 4% de álcool isopropilico ou álcool etílico para evitar a contaminação com Proteus e Pseudomonas.
Soluções aquosas de clorhexedina em concentrações inferiores a 4% de álcool, com ou sem cetrimida, são mais facilmente contamináveis sendo considerados inadequados para uso hospitalar.
A ação da clorohexedina é germicida, melhor contra Gram-positivo e tem ação
residual.
Álcool
Os álcoois etílico e isopropílico, em concentrações de 70 a 92 % em peso (80 a 95% em volume a 25oC), exercem ação germicida quase imediata, porém sem nenhuma ação residual e ressecam a pele em repetidas aplicações, o que pode ser evitado adicionando se glicerina a 2%..
O álcool etílico é bactericida, age coagulando a proteína das bactérias, fungicida e virucida para alguns vírus, razão pela qual é usado na composição de outros antissépticos. A ação bactericida dos alcoóis primários está relacionada como seu peso molecular, e pode ser aumentada através da lavagem das mãos com água e sabão.
O álcool etílico é bactericida, fungicida e virucida seletivo, sem ação residual.
Sabões e Detergentes
Sabões são sais que se formam pela reação de ácidos graxos, obtidos de gorduras vegetais e animais,com metais ou radicais básicos (sódio, potássio, amônia etc), são detergentes ou surfactantes aniônicos porque agem através de moléculas de carga negativa.
Existem vários tipos e apresentação de sabão:em barra, pó, líquido e escamas. Alguns sabões em barra são alcalinos (pH 9,5 a 10,5) em solução. Sua qualidade pode ser melhorada através da adição de produtos químicos. O sabonete é um tipo de sabão em barra (composto de sais alcalinos de ácidos graxos) destinado à limpeza corporal, podendo conter outros agentes tensoativos, ser colorido e perfumado e apresentar formas e consistências adequadas ao uso.
O sabão/sabonete antimicrobiano contém antissépticos em concentração suficiente para ser desodorante,
...