Experiencia Exitosa
Artigos Científicos: Experiencia Exitosa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 22km28 • 27/8/2014 • 1.082 Palavras (5 Páginas) • 482 Visualizações
+ Água na Escola
O projeto “+ Água na Escola” foi desenvolvido por professores de Ciências e Biologia para alunos do Ensino médio da Escola Estadual Joaquim Vieira. O projeto visa implantar um sistema de captação de água da chuva para fins não potáveis na Escola Estadual Joaquim Vieira, conscientizando o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo assim para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso de água em toda comunidade.
O projeto tem como objetivos:
• Disseminar entre a comunidade a ideia da implantação de cisternas para o aproveitamento da água das chuvas;
• Incentivar população a fazer o aproveitamento correto da água da chuva;
• Levar ao publico o conhecimento sobre a técnica de implantação de cisternas e sua importância para o Meio Ambiente;
• Demonstrar que é possível implantar cisternas com poucos recursos;
• Envolver alunos, professores e pais, de forma transdisciplinar, na execução do projeto;
• Usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando seu ciclo natural.
O projeto tem 6 (seis) etapas de desenvolvimento, sendo:
1° Etapa: Mobilização- Sensibilização da Comunidade
Para aproximar as famílias e permitir que elas também apliquem as ações sustentáveis do projeto em seu dia a dia, é preciso envolvê-las desde o inicio. Nesse sentido, o diretor pode convocá-las a participar de reuniões e eventos sobre o tema, expor as mudanças implantadas na escola em painéis, apresentar as reeducações nas contas de água e de luz e convidá-las a ver de perto a preocupação ambiental aplicada nos diferentes locais da escola.
2° Etapa: Reflexão
Estudos de textos e vídeos para identificar e promover atitudes sustentáveis no coletivo e, individualmente, agir coerentemente com elas. Analise de contas de luz e água, planilhas para anotação de dados sobre o consumo de recursos naturais.
3° Etapa: Diagnóstico Inicial:
Grupo que cuidará da água levantará o consumo médio na escola e verificará as condições de caixas-d água, canos e mangueiras. No fim, os resultados devem ser compartilhados com a comunidade escolar.
4° Etapa: Implantação do Projeto
Difundir com lembretes nas paredes, a prática de fechar torneiras durante a lavagem da louça, a escovação dos dentes, uso do banheiro e a limpeza do edifício na escola e em casas na comunidade.
Construir mini cisterna se instalar calhas e condutores, boa opção para coletar a água da chuva, que pode servir para lavar o chã e regar áreas verdes.
5° Etapa: Educomunicação
Através do Jornal Escolar (JV conectados com ambiente) que expresse ideias e ações das comunidades que participam do programa.
6° Etapa: Manutenção Permanente das Ações
Acompanhar o andamento das mudanças, anotando os resultados e as pendências.
Reunião com envolvidos para fazer avaliações coletivas das medidas adotadas.
A avaliação será feita da seguinte forma:
Retomar os objetivos do projeto, recordando o que a escola espera alcançar, e questionando se estão sendo atingidos, total ou parcialmente. Monitorar através de pauta de avaliação sobre cada item trabalhado e retomando aqueles que merecem mais aprofundamento. Além do envolvimento da equipe e dos alunos, se todos estão interessados na questão ambiental e se eles mudaram as atitudes cotidianas em relação ao desperdício e ao consumo.
Os resultados foram excelentes, os alunos participaram de forma teórica e especialmente prática, o interesse pelas aulas apresentou melhoras e o professor se tornou uma espécie de amigo dos alunos. Um aluno da escola teve a oportunidade de apresentar o projeto em congressos em Belo Horizonte e Brasília, e foi premiado. Com a ação do projeto a escola foi contemplada com recursos do Governo Federal PDDE Escola Sustentável, que garantirá o investimento de 20 mil reais para realizar
...