Fisiologia humana
Seminário: Fisiologia humana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caeron • 1/5/2014 • Seminário • 405 Palavras (2 Páginas) • 731 Visualizações
A fisiologia humana é o ramo da ciência que se preocupa com o estudo do funcionamento e equilíbrio do corpo humano, assim, destina-se a explicar os fatores físicos e químicos que estão envolvidos com a origem e propagação da vida humana.
Neste contexto, a fisiologia inicia seus estudos com as células que compõem os órgãos, após busca decifrar o equilíbrio harmônico, de vários órgãos em conjunto, do funcionamento dos sistemas orgânicos. Mas não bastaria apenas entender o equilíbrio funcional celular e sistêmico, sem voltar o olhar para o ambiente em que tais células estão dispersas: o meio interno.
Sendo assim, com o estudo da fisiologia objetiva-se perpassar por esses vários cenários orgânicos.
A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = palavra ou estudo) é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos. De uma forma mais sintética, a fisiologia estuda o funcionamento do organismo. É estudada em diversas áreas da saúde como Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, etc e biológicas.
A fisiologia biologia socorre-se dos conhecimentos proporcionados pela Física para explicar como decorrem essas funções vitais e segundo que princípios físicos. Efetivamente, os conceitos da Biologia são indissociáveis da Física (ainda que aqui se fale de Física num sentido mais lato, incluindo a química).
É dividida classicamente três grandes áreas da fisiologia:
- Fisiologia animal (inclui a fisiologia humana)
- Fisiologia vegetal
- Fisiologia bacteriana
O campo de estudos da fisiologia animal estende os métodos e ferramentas de estudo da fisiologia humana para espécies não humanas. Também a fisiologia vegetal emprega técnicas de ambos os campos citados anteriormente. Seu escopo e temas são tão diversos quanto a diversidade da vida que existe no planeta. Por isso, pesquisas em fisiologia animal tendem a concentrar-se no entendimento de como as funções fisiológicas mudaram ao longo da história evolutiva dos animais.
Trata-se de um suporte físico-químico mais simplista, empregado para nível didático no esclarecimento dos aspectos vitais que norteiam o metabolismo dos animais (Reino Animália) e vegetais (Reino Metáphita), com extensão aos demais seres (Reinos: Monera, Fungi, Protista e também aos vírus).
Esta disciplina debruça-se sobre o estudo de vários processos e temas fundamentais tais como:
* Fotossíntese;
* Respiração celular;
* Nutrição vegetal;
* Hormônio vegetal;
* Tropismos;
* Nastismos;
* Foto periodismo;
* Foto morfogênese;
* Ritmos circadianos ;
* Fisiologia do estresse;
* Germinação de sementes
* Dormência ;
* Função dos estomas
...