Fisiologia
Exames: Fisiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rthrtthrh • 15/3/2015 • 672 Palavras (3 Páginas) • 417 Visualizações
1.RESPOSTA: B. O fluxo inicial resultante de K+ por difusão é determinado apenas pelo gradiente químico já que a diferença potencial elétrico foi considerada nula. O gradiente químico faz com que o fluxo ocorra do meio com maior concentração para o de menor concentração devido ao movimento térmico de todas as partículas a temperaturas acima do zero absoluto.
2.RESPOSTA: C. A carga elétrica do meio intracelular, com o tempo, será negativa devido ao fato do fluxo resultante de K+ acontecer para o meio extracelular. Esse fato fará com que, em certo momento, a carga dos íons negativos seja maior devido ao fato de que apenas o K+ está se movimentando para o líquido extracelular.
11.RESPOSTA: B. O maior gradiente de potencial químico é encontrado na situação I pois a diferença de concentração entre os meios intracelular e extracelular é maior. A diferença de distribuição é que mantém a capacidade da célula gerar potenciais de difusão, de membrana e de ação. Portanto, quanto maior for a diferença, maior será o gradiente químico.
12.RESPOSTA: A. A força do gradiente de potencial elétrico será maior na célula I porque essa tem o maior gradiente de potencial químico. Isso ocorre porque os íons possuem cargas e as diferenças de concentração deles nos meios intracelular e extracelular geram o gradiente potencial elétrico.
21.RESPOSTA: C. Haverá um ínfimo aumento de K+ no meio intracelular devido ao gradiente químico que faz com que ocorra um fluxo de íons do meio de maior concentração para o meio de menor concentração. O fígado e os músculos esqueléticos vão "tamponar" o K+ para manter a concentração no meio externo, por isso haverá apenas um ínfimo aumento no meio intracelular.
24.RESPOSTA: A. O potencial de membrana diminuirá por causa da difusão de sódio através da membrana, apesar de menor permeabilidade ao sódio, a membrana nervosa permite o influxo de sódio.
31.RESPOSTA: A. Bomba de 3Na+/2K+ ATPase, permite um bombeamento contínuo de 3 íons sódio para fora enquanto 2 íons potássios são bombeados para o interior, sendo assim, evitando grandes alterações nos gradientes iônicos.
34.RESPOSTA: A. O balanço das forças químicas e elétricas formam o potencial de equilíbrio do potássio que é igual a -94 mV. Por meio desse número, entende-se a tendência do potássio de se movimentar para fora, já que o potencial de repouso de membrana (-90 mV) é menos negativo que o potencial de Nerst do potássio. Portanto, a força elétrica não é o suficiente para evitar a saída do potássio da célula.
43.RESPOSTA: B. As grandes concentrações de potássio no meio extracelular causam uma despolarização da membrana da célula pois alteram a diferença de potencial entre o meio interno e externo que passa a ser positiva ou estar mais próxima de ser positiva.
47.RESPOSTA: B. Conclui-se que houve uma despolarização da membrana já que antes o potencial era de -70,7 e foi para -66,7, aproximando-se mais de valores positivos.
51.RESPOSTA: A. O potencial dado pela equação de Goldman é um potencial dissipativo, que envolve fluxo difusional de íons, com redução da energia livre do sistema. Se o sistema for abandonado, ele evoluirá para uma condição de mínima energia livre. Se a membrana for permeável a todos os íons, o potencial final será igual a zero. Caso haja íons
...