Fisiologia
Artigos Científicos: Fisiologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anaedison • 17/3/2015 • 1.392 Palavras (6 Páginas) • 872 Visualizações
Sistema digestorio
Estômago: No estômago, o alimento é misturado suco gástrico que solução rica em ácido clorídrico e em enzimas. As células da mucosa estomacal são continuamente lesadas e mortas pela ação do suco gástrico. Por isso, a mucosa está sempre sendo regenerada.
Movimentos peristáltico:são movimentos involuntários de certos órgãos, como o esôfago, intestino, esse movimento é impulsionado pela musculatura lisa e coordenado pelo sistema nervoso autônomo, por todo o tubo digestório, iniciando-se no esôfago e terminando no reto. O movimento peristáltico é o movimento que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar.
Ácido clorídrico (HCl) – Tem como funções tornar o pH ácido, amolecer o bolo alimentar, esterilizar o bolo alimentar e ativar as formas inativas das enzimas do suco gástrico.
Enzima pepsina é a principal enzima, é produzida pelas células principais do estômago, a pepsina é secretada pelas células principais em uma forma inativa, chamada pepsinogênio entrar em contato com o ácido clorídrico, o pepsinogênio transforma-se na enzima ativa, a pepsina, com função de decompõem as proteínas em peptídeos pequeno atuam na digestão de proteínas.
Tripsinogênio é a forma precursora da enzima pancreática tripsina que age nas proteínas dentro do delgado. É produzida pelo pâncreas em uma forma inativa denominada tripsinogênio, que ao atingir o duodeno se transforma em tripsina ativa devido a enteroquinase presente no intestinal. A tripsina atua sobre o quimo tripsinogênio e as propeptidases, transformando-os em quimo tripsina e peptidases ativas.
Renina – Enzima produzida em grande quantidade em recém-nascidos e crianças e em pouca quantidade em adultos. Sua função é coagular as proteínas do leite para que possam ser melhor digeridas.
Suco intestinal ou entérico: é produzido por milhares de glândulas da parede intestinal
Hormônios: Durante a digestão, são produzidos certos hormônios essenciais ao processo digestivo.
Gastrina é um hormônio peptídeo que estimula a secreção de ácido clorídrico (parte do suco gástrico e estimular a motilidade do estômago,é pelas secretado pela célula G É também fundamental para o crescimento da mucosa gástrica e intestinal. O suco gástrico é composto por ácido clorídrico (HCl), renina e pepsinogênio-pepsina.
Secretina atua sobre o pâncreas, estimulando a liberação de bicarbonato, produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH entre 2 e 4,5 (muito ácido) É liberado na corrente sanguínea para estimular a secreção de água e bicarbonato no pâncreas e pelas glândulas de Brünner. O bicarbonato (HCO3-) ajuda a neutralizar o ácido gástrico, processo essencial para a digestão das gorduras. A secretina inibe, também, a secreção de gástrina pelas células G do estômago.
Colecistoquinina (CCK)- é uma hormônio gastro-intestinal (GI) que estimula a contração da vesícula biliar e do pâncreas, com digestão de gordura e proteínas secretada por células endócrinas do intestino proximal, as células I do duodeno. Pode ser encontrada em neurônios do íleo terminal e cólon. É sintetizada também no sistema nervoso central por neurônios do córtex cerebral, onde parece estar envolvida nos mecanismos reguladores da ansiedade e do apetite.
Vesícula biliar - vesícula biliar é um órgão sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino a bile sua composição água, bicarbonato de sódio, sais biliares, bilirrubina, colesterol, pigmentos, entre outros,tem função emulsiona as gorduras a bile atua como um detergente, facilitando a digestão e a absorção das substâncias gordurosas
Suco pancreático é uma secreção produzida pelo pâncreas que atua no processo digestivo e, através do ducto pancreático (ou canal de Wirsung), é lançado na cavidade do duodeno.
Contém água, enzimas (amilase pancreática, lipase pancreática, tripsinogênio, quimiotripsinogênio e nucleases) e grandes quantidades de íons bicarbonatos.
Sua secreção digestiva é responsável pela hidrólise da maioria das moléculas de alimento, como carboidratos, proteínas,gorduras e ácidos nucléicos. A mucosa do intestino delgado secreta o suco entérico, solução rica em enzimas e de pH aproximadamente neutro. No suco entérico há enzimas que dão seqüência à hidrólise das proteínas.
suco entérico é uma substância produzida pelo intestino delgado e lançado pelas células do duodeno que contém várias enzimas que completam a digestão dos carboidratos, das proteínas e dos lipídios.
SISTEMA EXCRETOR - urinário
É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.
Como funcionam os rins- O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, que é semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.
Filtração O filtrado glomerular passa em seguida para o túbulo contorcido proximal, cuja parede é formada por células adaptadas ao transporte
...