Fisiologia
Pesquisas Acadêmicas: Fisiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jullianaa • 20/3/2015 • 637 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo e catabolismo. Reações anabólicas, ou reações de síntese, são reações químicas que produzem nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizam-se novos compostos (moléculas mais complexas) a partir de moléculas simples (com consumo de ATP). Reações catabólicas, ou reações de decomposição/degradação, são reações químicas que produzem grandes quantidades de energia livre (sob a forma de ATP) a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas (matéria orgânica). Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha peso. Se ambos os processos estão em equilíbrio, o organismo encontra-se em equilíbrio dinâmico ou homeostase.
O metabolismo é fundamentalmente estudado pela Bioquímica, usando muitas vezes também técnicas ligadas à Biologia Molecular e à Genética.
O catabolismo é o conjunto das reações metabólicas que libertam energia. Tais reações incluem a degradação e oxidação de moléculas encontradas em alimentos, assim como reações que captam a energia luminosa da luz solar. As reações catabólicas providenciam energia e componentes necessários às reações anabólicas. A natureza exata destas reações catabólicas difere de organismo para organismo: organismos organotróficos usam moléculas orgânicas como fonte de energia, enquanto litotróficos usam substratos inorgânicos e fototróficos captam energia solar, transformando-a em energia química.
O anabolismo é o conjunto de reações metabólicas de síntese em que a energia libertada pelo catabolismo é utilizada para construir moléculas complexas. Em geral, as moléculas complexas que constituem estruturas celulares são construídas passo a passo a partir de precursores mais simples. O anabolismo divide-se em três etapas fundamentais: primeiro, a síntese de precursores como aminoácidos, monossacarídeos, isoprenóides e nucleótidos, depois a sua ativação a formas reativas usando energia provinda do ATP e finalmente a construção de moléculas complexas, tais como proteínas, polissacarídeos, lípidos e ácidos nucleicos, a partir destes precursores ativados.
A ENERGIA NAS REAÇÕES QUÍMICAS
· Reação endergônica:
Reação ou processo que envolve o consumo de energia. É o contrário de uma reação exergônica.
Animais endotérmicos utilizam como fonte primordial de temperatura a produção metabólica de calor, ou seja, através do metabolismo oxidativo nos tecidos - que é grande fonte de energia e, conseqüentemente, de calor.
(A) Reação exergônica e (B) endergônica.
Reação endergônica é a adição de energia por uma fonte externa, em outras palavras ela absorve energia do ambiente. Por isso, reações desse tipo são denominadas endergônicas (do grego endos dentro, ergon energia) ou endotérmicas (do grego endos desntro, thermo, calor).
· Reação exergônica:
Uma reação exergônica é uma reação química na qual a mudança da energia livre de Gibbs tem valor
...