Fisiologia Digestiva
Monografias: Fisiologia Digestiva. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Haroldoromao12 • 11/3/2015 • 761 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
1) Qual é a principal função do sistema digestório?
O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos ou líquidos. Os alimentos são necessários para que possamos obter todas as biomoléculas essenciais à construção de nossas células e tecidos, além de ser fonte primordial da energia necessária para a realização de todas as funções celulares. A digestão e a absorção são realizadas através do Trato Gastro Intestinal (TGI), um longo tubo por onde o alimento é empurrado, digerido e absorvido. O estudo das funções desse aparelho é o estudo da fisiologia digestória.
2) Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do TGI.
O sistema nervoso GI intrínseco é extenso e altamente sofisticado, contendo quase tantos neurônios quanto a medula espinhal. Consiste em corpos celulares e seus neurônios associados, todos situados dentro da parede do TGI. Dentro da parede intestinal, os corpos celulares do sistema nervoso intrínseco estão dispostos em dois sistemas de gânglios: Plexo mioentérico(de Auerbach); Plexo submucoso(de Meissner). Uma espessa rede de neurônios corre no plano entre as camadas musculares circular e longitudinal, conectando os gânglios do plexo mioentérico. Neurônios individuais deixam a rede neuronal para inervar estruturas situadas dentro da parede intestinal eintercomunicar-se entre os plexos mioentérico e submucoso . (“PEQUENO CÉREBRO”). Os plexos do sistema nervoso intrínseco contêm neurônios sensoriais (aferentes), interneurônios e neurônios motores (eferentes). O impulso sensorial vem de mecanorreceptores - camadas musculares e quimiorreceptores - existentes mucosa. Os mecanorreceptores monitorizam a distensão da parede intestinal; Quimiorreceptores na mucosa monitorizam as condições químicas no lúmen intestinal.
O TGI também recebe inervação extrínseca do sistema nervoso autônomo. Os sistemas nervosos simpático e parassimpático fazem a ligação entre o sistema nervoso intrínseco do intestino e o sistema nervoso central. Algumas fibras simpáticas fazem sinapse com neurônios do sistema nervoso entérico, enquanto outras exercem efeito direto sobre os músculos e as glândulas do TGI. O sistema GI tem grande número e variedade de células endócrinas. Embora as células endócrinas em geral estejam agrupadas nas glândulas, as células endócrinas GI distribuem-se de maneira difusa por todo o epitélio intestinal. O ápice estreito das células endócrinas fica exposto ao lúmen intestinal, permitindo que elas obtenham "amostras" ou "saboreiem" o conteúdo luminal. A base dessas células contém grânulos secretores, uma forma de armazenamento de hormônios.
3) Como atua o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) sobre a função digestiva?
O sistema nervoso autônomo é formado por dois ramos nervosos situados ao lado da coluna vertebral, os gânglios; um conjunto de nervos que liga os gânglios nervosos aos diversos órgãos e um conjunto de nervos comunicantes que ligam os gânglios aos nervos raquidianos, fazendo com que o sistema autônomo não seja totalmente independente do sistema nervoso cefalorraquidiano. Esse sistema participa do controle funcional de diversos órgãos, como peristaltismo do intestino, a contração do músculo cardíaco, as secreções do músculo cardíaco, as secreções dos órgãos do sistema digestivo e outras atividades involuntárias. O sistema nervoso autônomo é dividido em sistema simpático e sistema parassimpático, que apresentam ação antagônica sobre os órgãos que enervam. Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios.
4) Descreva as etapas básicas do processo de digestão em monogástricos.
5) Cite
...