Genoma Humano
Exames: Genoma Humano. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karolinneh • 7/11/2013 • 1.824 Palavras (8 Páginas) • 630 Visualizações
O mistério do DNA: uma sequência indecifrada de genes guarda o segredo da origem da espécie humana.
O Projeto Genoma Humano (AO 1945: Projecto Genoma Humano) (PGH) consistiu num esforço internacional para o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleótidos que o compõem. Após iniciativa dos Institutos Nacionais da Saúde estadunidenses (NIH), centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA que não são genes. Laboratórios de países em desenvolvimento também participaram do empreendimento com o objectivo de formar mão-de-obra qualificada em genómica.
Mais difícil do que o imaginado
Conquista do genoma humano resultou em poucos avanços médicos práticos
Em 1990, surgiu o Projeto Genoma Humano, qual objetivo era, até 2005, identificar cada um dos 100 mil genes através do Mapeamento Genético.
Esse mapeamento consiste em registrar os genes do cromossomo, determinar a ordem dos nucleotídeos e sua função. As vantagens desse trabalho estão no fato da identificação da cura e da causa de muitas doenças.
No entanto, existem desvantagens éticas e morais, pois a utilização indevida do Projeto pode fazer com que as pessoas percam a individualidade e tornem-se vulneráveis, além de propícias a descartes em entrevistas de trabalho, como exemplo, pois a partir de um simples teste poderá ser detectado uma má reprodução da célula X que virá a causar uma doença, tornando-o menos apto que os demais entrevistados.
O genoma humano é um conjunto de informações necessárias para a formação de um ser humano. Essas informações estão no DNA distribuídas em 23 pares de cromossomos, que carregam os genes, compostos por quatro elementos básicos: adenina, timina, citosina, guanina.
O objetivo do Projeto Genoma era descobrir como essas substâncias químicas estão organizadas na longa fita retorcida do DNA; que começou como uma iniciativa do setor público, nos Estados Unidos, onde obtiveram dados de alta qualidade e precisão, registrando os detalhes das células humanas, e acabou estendendo-se ao setor privado. Em seguida, vários países , inclusive o Brasil, passaram a participar do projeto que virou um grande empreendimento internacional.
O genoma é um grupo de cromossomos que podem ser de origem materna ou paterna. O projeto tem como finalidade decifrar todos os genes da espécie humana, porém os genes que estão isolados, a ciência faz com que voltem para os seus lugares e forma uma proteína. Como parte desse empreendimento, paralelamente estão sendo desenvolvidos estudos com outros organismos selecionados, principalmente microrganismos.
O Projeto Genoma Humano (PGH) é um empreendimento internacional, projetado para uma duração de quinze anos. O mesmo teve início em 1990 com vários objetivos, entre eles identificar e fazer o mapeamento dos cerca de 80 mil genes que se calculava existirem no DNA das células do corpo humano; determinar as sequências dos 3 bilhões de bases químicas que compõe o DNA humano; armazenar essa informação em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esse dados e torná-los acessíveis para novas pesquisas biológicas. Outro objetivo do PGH é descobrir todos os genes na seqüência de DNA e desenvolver meios de usar esta informação no estudo da Biologia e da Medicina. Porém, seu objetivo principal é construir uma série de diagramas descritivos de cada cromossomo humano, com resolução cada vez mais apuradas entretanto para isto é necessário : dividir os cromossomos em fragmentos menores que possam ser propagados e caracterizados ; e depois ordená-los de forma a corresponderem a suas respectivas posições nos cromossomos. A informação advinda do projeto deve servir para proteger e melhorar a saúde - curar ou prevenir doenças.
No entanto, uma das preocupações, advindas com o Projeto, é que em uma sociedade em que as pessoas podem ser estereotipadas pelo genótipo, o poder institucional se torna mais absoluto. Ao mesmo tempo, a divisão da sociedade em indivíduos e grupos "superiores" e geneticamente "inferiores", surgirá uma nova classe social poderosa. Para evitar uma possível classe de desempregados, descriminados geneticamente, será preciso fixar limites e impedir que instituições pratiquem a discriminação.
Na área da biotecnologia o genoma é considerado como sendo toda a informação hereditária de um organismo.
Esta informação encontra-se codificada no DNA ou em alguns vírus no RNA e inclui os genes e as sequências não-codificadas.
De forma resumida o genoma de um organismo consiste numa sequência de DNA de um conjunto de cromossomas.
O genoma apresenta-se com 46 cromossomas associados aos pares compondo desta forma 23 pares.
Metade destes pares é transmitida pelo pai através do espermatozóide e a outra metade pela mãe através do óvulo.
É no interior destes cromossomas que se encontram os genes e pensa-se que eles existem num número aproximado de 120 mil.
O genoma também serve para definir um grupo de cromossomas pertencentes a uma célula e ao qual se dá o nome de cariótipo.
Os cromossomas podem ser definidos como estruturas que carregam os genes e a sua análise quando o feto ainda está na barriga da mãe permite saber se ele vai ou não nascer com problemas.
Esta análise é feita quando a grávida tem mais de 35 anos.
Todo o corpo humano possui na sua constituição cerca de 50 mil a 100 mil genes diferentes que se encontram instalados no núcleo das células.
Estes genes têm uma influência direta no funcionamento e no desenvolvimento dos órgãos determinando a produção das proteínas. As mutações genéticas são as responsáveis por determinadas doenças, como é o caso do cancro, da fibrose cística e da esquizofrenia.
O Genoma Humano
O genoma humano é um código genético ou um conjunto de genes humanos. É neste material genético que se encontra a informação necessária para uma possível construção e funcionamento do organismo humano. Este código encontra-se em todas as células e distribui-se em 23 pares de cromossomas que contêm os genes.
Esta informação tem que ser codificada e é o ADN ou ácido desoxirribonucleico que tem essa responsabilidade
...