Guia Alimentar Canadense
Casos: Guia Alimentar Canadense. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naah94 • 7/4/2014 • 872 Palavras (4 Páginas) • 3.382 Visualizações
OBJETIVOS DO GUIA ALIMENTAR CANADENSE
Os guias alimentares são instrumentos de orientação e informação à população quanto à alimentação saudável e devem: promover e manter a saúde global do indivíduo com orientações direcionadas para prevenção ou tratamento de qualquer doença; ser baseados em pesquisas atualizadas; ter uma visão global da dieta; ser úteis para o público alvo; encontrar uma forma realista de suprir as necessidades nutricionais utilizando-se da dieta habitual de cada população; ser práticos, com nutrientes e energia adaptados segundo idade, sexo e atividade física; ser dinâmicos, permitindo o máximo de flexibilidade para a escolha dos alimentos, a fim de suprir as necessidades nutricionais do indivíduo.
No Canadá, o guia alimentar apresentado à população destaca a importância do consumo das quantidades e tipos de alimentos recomendados para ajudar a satisfazer as necessidades de vitaminas, minerais e outros nutrientes; reduzir o risco de obesidade, diabetes tipo2, doenças cardíacas, determinados tipo de câncer e osteoporose. Tudo isso, com objetivo de proporcionar ao indivíduo um estado de saúde integral e plena vitalidade.
COMO FOI REALIZADO O GUIA ALIMENTAR CANADENSE
O primeiro guia alimentar do Canadá, conhecido como “Canadá Regras Oficiais de Alimentos”, foi apresentado ao público em Julho de 1942. Este guia foi projetado para evitar deficiências nutricionais e melhorar a saúde dos canadenses. Desde então, o guia alimentar sofreu muitas modificações - ele mudou seu nome, aparência e conteúdo, sem nunca se desviar da sua finalidade original, orientar a seleção de alimentos e promover a alimentação saudável entre os canadenses.
O guia alimentar atual, denominado “Guia Alimentar do Canadá”, tem o formato de um arco-íris e é dividido em quatro grupos alimentares: cereais, vegetais e frutas, leite, carnes. Existe uma ampla variação nas porções, visando atender toda a família. As recomendações foram cuidadosamente desenvolvidas para atender as necessidades de nutrientes, ajudando a reduzir o risco de doenças crônicas.
A POPULAÇÃO QUE ATENDE
O Guia Alimentar do Canadá é destinado à população de acordo com o grupo de faixa etária e sexo. Os grupos são divididos em:
-Crianças de 2 a 13 anos sendo meninas e meninos parte da mesma recomendação, mas subdividido em faixas de 2 a 3 anos, 4 a 8 ano, 9 a13 anos;
-Adolescentes de 14 a 18 anos com separação entre os sexos e não subdivido;
-Adultos a partir de 19 anos, separados entre os sexos e subdivido em 19 a 50 anos e mais de 51 anos.
Esse esquema permite uma melhor adequação na quantidade de alimentos para ingestão conforme a necessidade de cada idade.
MODELOS E RECOMENDAÇÕES
O modelo arco-íris na capa do Guia Alimentar enfatiza a importância relativa de cada grupo de alimentos.
O verde, mais evidente no céu do arco-íris, destaca o papel importante das frutas e vegetais em uma dieta saudável. A imagem de fundo ajuda a recordar a origem dos alimentos.
Os alimentos que estão na capa e no Guia Alimentar são recomendações consistentes. São alimentos populares, como demonstrados pelos dados obtidos no Canadá e / ou representante da escolha alimentar dos grupos culturais mais importantes do Canadá.
As recomendações são feitas por sexo para as pessoas de dois anos de idade ou mais: crianças, adolescentes e adultos.
As páginas internas contêm recomendações sobre a quantidade de comida para ingerir e a qualidade das escolhas alimentares.
Recomendações sobre a quantidade de óleos e outras gorduras na dieta, incluir pequena quantidade (2-3 colheres de sopa) de gordura insaturada
...