HISTÓRIA DO HOSPITAL DE SANTO AMARO
Dissertações: HISTÓRIA DO HOSPITAL DE SANTO AMARO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cleinha • 9/4/2014 • 282 Palavras (2 Páginas) • 532 Visualizações
A história do Hospital Santo Amaro começou no Hospital Pedro II, no Recife em uma enfermaria conhecida como Asilo de Mendicidade, destinada a acolher mendigos da cidade. Com o aumento da demanda dos mendigos e a precariedade do prédio, reconheceu-se a necessidade da construção de um novo edifício.
Segundo a Fundação Joaquim Nabuco o Hospital de Santo Amaro foi projetado pelo engenheiro José Tibúrcio Pereira Magalhães, sendo construído um prédio em estilo neoclássico.
A instalação oficial se deu no dia 25 de março de 1870 com a inauguração de uma sede própria na Av. Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, região central da cidade do Recife, onde está localizado até hoje.
Desde o início, a instituição assumiu um papel assistencial como asilo para idosos e mendigos. Posteriormente, após passar por reformas e várias adaptações para atuar como hospital geral elementar, iniciando a diversificação de suas atividades, o prédio deu espaço ao Hospital Santo Amaro, atual sede da Santa Casa, que atende gratuitamente a pacientes do Sistema Único de Saúde- SUS. O serviço conta com a participação das religiosas da Congregação Filhas de Santana na supervisão da enfermagem e na assistência religiosa aos enfermos.
Bem aceito pela comunidade, o Hospital Santo Amaro atende gratuitamente em diversas especialidades médicas, disponibilizando, inclusive, dez leitos em uma moderna e bem equipada UTI.
A principal atividade assistencial desenvolvida e mantida pela Santa Casa de Misericórdia do Recife acontece na área da Saúde, através do Hospital Santo Amaro. Embora não disponha de um atendimento de emergência o Hospital funciona ininterruptamente por 24 horas, com atendimento através de médicos plantonistas e uma Unidade de Terapia Intensiva - UTI.
Os serviços oferecidos dividem-se:
a) Atendimentos Ambulatoriais
B) Procedimentos cirúrgicos e demais internações (eletivas) clínicas.
c) UTI - Adulto
...