ESTUDO DE CASO: VIADUTO SANTO AMARO
Por: Gustavo Vital • 28/10/2018 • Monografia • 555 Palavras (3 Páginas) • 317 Visualizações
AVALIAÇÃO DE EDIFICAÇÃO PÓS INCÊNDIO
ESTUDO DE CASO: VIADUTO SANTO AMARO
Gustavo Henrique Vital Gonçalves
RESUMO
No dia 13 de fevereiro de 2016, um incêndio decorrente de um acidente entre um caminhão carregado de combustível e outro de açúcar gerou danos à estrutura do Viaduto Santo Amaro, de tal maneira que, em um primeiro momento, chegou-se a cogitar a demolição total da sua superestrutura. Posteriormente, através de ensaios, foi possível concluir que a estrutura poderia ser recuperada. Considerando as modificações nas normas atuais em relação às da época do projeto, a estrutura será também reabilitada aos padrões hoje vigentes. Neste artigo descreve-se a estrutura original, os problemas ocasionados pelo incêndio e as soluções propostas para recuperar a segurança do viaduto.
Palavras-chave: Incêndio; Viaduto santo amaro; Avaliação pós incêndio.
INTRODUÇÃO
Trata-se de dois viadutos paralelos projetados no início da década de 1970. A Obra de Arte Especial (OAE) analisada situa-se na Avenida Santo Amaro e se destina à transposição da Avenida Bandeirante. Trata-se de um viaduto em concreto armado e protendido dividido em duas estruturas – Viaduto 1, pista Bairro, e Viaduto 2, pista Centro – separadas por um canteiro central.
- DESENVOLVIMENTO
Após o conhecimento da situação atual da estrutura, tornou-se possível identificar as áreas aparentemente mais afetadas e obter um parâmetro geral a fim de determinar o plano de ensaios a ser realizado durante a inspeção. A Foto 1 mostra a situação do viaduto após o incêndio.
[pic 1]
FOTO 1 – Vista parcial do Viaduto 1.
- ENSAIOS E MEDIDAS PARA DIAGNÓSTICOS
Para caracterizar a situação da estrutura e do ambiente foram realizados os ensaios apresentados abaixo.
1.1.1 DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL DO CONCRETO
Observa-se que os resultados da resistência à compressão residual foram superiores ao valor de referência em ao menos 30%. A tabela a seguir apresenta os resultados obtidos:
Tabela 1 – Resultado da compressão do concreto
[pic 2]
1.1.2 DETERMINAÇÃO DO MÓDULO DE ELASTICIDADE
Comparando o resultado teórico (projeto) com a média dos resultados experimentais, verifica-se que o módulo de elasticidade secante experimental apresenta-se 17% maior do que o módulo teórico (Tabela 2).
Tabela 2 – Módulo de elasticidade
[pic 3]
1.1.3 CARACTERIZAÇÃO DO AÇO
Verificou-se que a tensão de escoamento das amostras foi próxima ao valor normativo e que as mesmas não atingiram o patamar de escoamento previamente, ou seja, permanecem no regime elástico de deformação.
Tabela 3 – Caracterização do aço
[pic 4]
- COMENTÁRIOS FINAIS
Analisando-se os resultados dos ensaios realizados na área afetada pelo incêndio pode-se concluir que o concreto remanescente, assim como as armaduras passivas, apresenta resultados satisfatórios no que tange as resistências dos materiais. Os resultados não indicam perdas significativas na capacidade resistente dos materiais ensaiados.
...