Higiene bucal
Relatório de pesquisa: Higiene bucal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rivane01 • 17/9/2014 • Relatório de pesquisa • 1.905 Palavras (8 Páginas) • 1.044 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Saúde Bucal é composta por vários fatores, que juntos colaboram para uma boa higiene bucal, como:
• Hálito puro e sorriso saudável;
• Dentes limpos e livres de resíduos alimentares;
• A gengiva não sangra e nem dói durante a escovação e o uso de fio dental.
A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e seu hálito puro.
Uma pessoa com os dentes estragados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Com a higiene bucal, a mesma consegue desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a fala, uma vez que seus dentes duram mais tempo.
COMO MANTER UMA BOA HIGIENE BUCAL
Uma higiene bucal adequada vai evitar a formação da placa bacteriana, aonde, irá se tornar o principal fator à formação de cáries e de doenças periodontal. Os pais devem orientar as crianças sobre os métodos adequados de higiene bucal, que devem ser praticados diariamente.
• Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.
• Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições;
• Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenha flúor;
• Usar enxaguante bucal com flúor se for recomendado pelo dentista;
• Garantir que as crianças menores de 12 anos, tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem em regiões onde não haja flúor na água.
DICAS DE ESCOVAÇÃO
1- Segure a escova em um ângulo de 45º graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes;
2- Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes;
3- Use a ponta da escova para limpar a parte de trás dos dentes. Escove os dentes de cima e os de baixo;
4- Escove a superfície usada para mastigar;
5- Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
FLUOR & FLUOROSE
O flúor é um elemento que natural que fortalece o esmalte do dente. O mesmo faz com que os dentes fiquem mais resistentes e os protege contra as cáries, é como um protetor invisível, particularmente importante para as crianças em crescimento.
Pode ser obtido em enxaguantes bucais com flúor (deve ser usado diariamente), cremes dentais, flúor em gel (fórmula concentrada, aplicada pelo dentista) e água fluorada.
O QUE É E COMO OCORRE A FLUOROSE
É uma alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor, durante a formação dos dentes. Ela se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte, que pode assumir uma tonalidade esbranquiçada ou exibir pequenas manchas ou linhas brancas. Nos casos mais graves, adquire uma coloração acastanhada ou marrom, podendo haver perda da estrutura dental.
PREVENÇÃO
Evite dar as crianças menores de 03 anos, pasta dental com flúor, somente para as que sabem cuspir, evitando assim, a ingestão do mesmo.
Também o uso do fio dental, onde ajuda prevenir as doenças da gengiva, remove a placa do resto da comida entre os dentes (principalmente próximo à linha da gengiva) e alcança os lugares que a escova dental não chega.
CÁRIE
As cáries dentárias são orifícios que são causados pela decomposição gerada pela ação das bactérias na boca. A parte exterior do dente está coberta por uma camada dura de esmalte, cuja função é proteger os dentes de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece progressivamente, deixa de proteger a dentição e permite aos germes presentes na boca atacarem os dentes. O interior é macio e contém nervos e vasos sanguíneos. As cáries são produzidas quando a decomposição atravessa o esmalte e chega à cavidade interior do dente. Sente-se dor extrema quando a decomposição atinge o nervo. As cáries não são perigosas quando tratadas corretamente. Deixar um buraco no dente e o nervo exposto pode provocar uma infecção e até mesmo a perda do dente. Uma infecção não tratada invariavelmente chegará à raiz e ao osso, provocando um abscesso.
CAUSAS
É causada pela ação de um ácido (que provem da decomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), que provoca a erosão do esmalte e sua posterior corrosão. A principal bactéria responsável pela cárie é a Streptococcus mutans. Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal, a frequente ingestão de alimentos açucarados, etc.
SINTOMAS
• Dor aguda;
• Inflamação;
• Aumento da sensibilidade perante as bebidas frias ou quentes;
• Mau hálito;
• Perda do dente.
TRASMISSÃO
A cárie dental, sendo uma doença provocada por uma bactéria, pode ser transmitida pelo beijo. Entretanto, há uma fase na vida em que isso pode acontecer com mais facilidade, trata-se no período entre os seis meses e quatro anos de idade.
Nessa fase, as crianças entram em contato com muitas bactérias que irão permanecer em sua boca durante toda a vida, sem causar nenhum dano. Por esta razão, o organismo
...